Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Atualização do NOAA indica La Niña com intensidade de moderada a forte na safra de verão

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.

Por: Virgínia Alves Fonte: Notícias Agrícolas (16/10/2020)

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.

“As últimas previsões de vários modelos, incluindo o NCEP CFSv2, sugerem a probabilidade de um La Niña moderado ou mesmo forte durante o pico da temporada de novembro a janeiro”, destacou o NOAA em seu anúncio oficial. A atualização da administração americana muda o padrão do que era previsto em 10 de setembro, quando o NOAA divulgou oficialmente o retorno do fenômeno.

De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, o informativo também trouxe que durante todo o mês de Agosto e nas últimas semanas, foi observado o aumento no resfriamento no Pacífico. “A temperatura está com desvio de 1,2 graus negativos em relação à média o que já dá para considerar, neste momento, um La Niña de moderada intensidade”, afirma. 

Segundo Estael, além do NOAA, outros modelos meteorológicos também já começam a sinalizar um La Niña mais intenso na safra de verão. “Se mantém aquele período de pico entre novembro e janeiro, período em que ele deve ter a maior intensificação”, complementa a meteorologista. 

A tendência é de uma diminuição nos volumes a partir de Novembro em toda a região Sul do Brasil. As projeções indicam precipitação irregular e abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil agora no trimestre da Primavera e risco de estiagem no Verão no Rio Grande do Sul, principalmente no Oeste e no Sul do Estado. “Na medida que a gente a probalidade de intensidade forte, é mais um indicativo de que a estiagem vai se estender pelo sul do Brasil”, finaliza. 

Related Articles

Poucas chuvas nas próximas duas semanas no Oeste Paulista

25/03/2021 – Próximos dias serão de tempo estável e com temperaturas elevadas no Oeste Paulista, e precipitação do mês de abril deve ficar abaixo da média histórica.
Read more

Semana chuvosa no Oeste Paulista

Conforme previsão do modelo americano GFS, grande volume de chuvas são previstos para a região nos próximos dias.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de novembro

Modelos indicam de 50 a 80 mm de chuva para o Oeste Paulista até o final de novembro. Primeira quinzena de dezembro também será marcada pela irregularidade de chuvas na região.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: