Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Atualização do NOAA indica La Niña com intensidade de moderada a forte na safra de verão

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.

Por: Virgínia Alves Fonte: Notícias Agrícolas (16/10/2020)

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.

“As últimas previsões de vários modelos, incluindo o NCEP CFSv2, sugerem a probabilidade de um La Niña moderado ou mesmo forte durante o pico da temporada de novembro a janeiro”, destacou o NOAA em seu anúncio oficial. A atualização da administração americana muda o padrão do que era previsto em 10 de setembro, quando o NOAA divulgou oficialmente o retorno do fenômeno.

De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, o informativo também trouxe que durante todo o mês de Agosto e nas últimas semanas, foi observado o aumento no resfriamento no Pacífico. “A temperatura está com desvio de 1,2 graus negativos em relação à média o que já dá para considerar, neste momento, um La Niña de moderada intensidade”, afirma. 

Segundo Estael, além do NOAA, outros modelos meteorológicos também já começam a sinalizar um La Niña mais intenso na safra de verão. “Se mantém aquele período de pico entre novembro e janeiro, período em que ele deve ter a maior intensificação”, complementa a meteorologista. 

A tendência é de uma diminuição nos volumes a partir de Novembro em toda a região Sul do Brasil. As projeções indicam precipitação irregular e abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil agora no trimestre da Primavera e risco de estiagem no Verão no Rio Grande do Sul, principalmente no Oeste e no Sul do Estado. “Na medida que a gente a probalidade de intensidade forte, é mais um indicativo de que a estiagem vai se estender pelo sul do Brasil”, finaliza. 

Related Articles

Nova onda de calor

As temperaturas máximas podem superar 40,0 °C nos próximos dias
Read more

Região vive maior onda de calor para setembro dos últimos anos

Temperatura dos próximos dias pode confirmar mais um (e importante) recorde: região pode viver o dia mais quente em 30 anos, de acordo com estação da Unoeste
Read more

14/Mai: Previsão indica retorno das chuvas no fim de maio

Modelos de previsão passaram a indicar o retorno de chuvas mais gerais no Oeste Paulista para o fim de maio.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: