Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Safra 2020/21 inicia com desafios climáticos

Chuvas previstas para a 2ª quinzena de outubro não se confirmaram e várias localidades do Oeste Paulista ainda não tem condições ideais de instalação das culturas da safra verão.

O mês de outubro está chegando ao fim, e o volume de chuva previsto para o Oeste Paulista não se confirmou. Em várias localidades da região, o volume acumulado do mês não atingiu nem 50% do normal histórico para o mês, que é de 150,0 mm, como pode ser visto na imagem abaixo.

A falta de chuvas regulares e volumosas, faz com que muitas áreas da região ainda não tenham condições ideais de instalação das culturas de verão, devido a baixa umidade do solo, como pode ser visualizado na imagem abaixo, que demonstra a baixa disponibilidade de água no solo para a região Oeste do Estado de São Paulo.

O baixo volume registrado no mês de outubro e a irregularidade das últimas chuvas, já são reflexos do fenômeno climático La Niña, que está com intensidade de moderada a forte para a safra 2020/21. Cabe salientar que a ocorrência do La Niña, provoca o atraso, a redução e alta irregularidade de chuvas no Oeste Paulista.

Conforme os modelos de previsão, a próxima previsão de chuva para o Oeste Paulista é somente para 10 de novembro, como pode ser visto na imagem abaixo, do modelo GFS.

Ainda, a previsão do volume de chuva para o mês de novembro não é animadora. O prognóstico do Inmet, aponta baixo volume acumulado para a região Oeste de São Paulo e para a região Sul, de maneira geral.

Prognóstico para dezembro

Related Articles

Dados em Tempo Real!

A partir de agora é possível consultar em Tempo Real os dados das estações meteorológicas do Campus II e da Fazenda Experimental. Basta clicar nas imagens abaixo.
Read more

Atualização do NOAA indica La Niña com intensidade de moderada a forte na safra de verão

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.
Read more

Previsão de chuvas para semana

Frente fria provocará redução da temperatura e ocorrência de chuvas na região entre os dias 17 e 18 de novembro. O volume previsto é de 30 a 50 mm
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: