Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico climático para o verão 2021/22

Na próxima terça-feira, às 12h59 tem início o verão no Hemisfério Sul. O verão comumente é a estação mais chuvosa na região Centro-Sul do Brasil, mas como será o verão 2021/22? Confira o prognóstico climático com as recentes atualizações de modelos e institutos meteorológicos.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Primavera de 2021

A primavera de 2021 foi marcada por altos e baixos, o normal para este período no Oeste Paulista é de volume acumulado entre 450 a 500 mm. Na estação meteorológica do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente, choveu 419 mm. No entanto, 65% desse volume ocorreu no mês de outubro (273,2 mm). Já novembro e dezembro estão sendo caracterizados pela irregularidade e pelo baixo volume de chuvas em várias áreas da região, sendo que nos últimos 50 dias, choveu apenas 40% do esperado para o período.

Em relação a temperatura, a temperatura média da primavera de 2021 foi de 25,2 °C, sendo 0,8 ºC menor do que o normal para o período (26,0 ºC). A temperatura máxima de 2021 foi de 31,3 °C, sendo muito similar ao normal da região (31,2 °C). A temperatura mínima da primavera de 2021 foi de 20,2 °C, onde a mínima histórica é de 20,6 ºC.

O menor volume de chuvas registrado a partir de novembro está relacionado principalmente ao fenômeno climático La Niña, que permanece ativo no oceano pacífico e assim deve continuar pelo menos até meados de fevereiro de 2022. Esse importante sistema atmosférico exerce grande influencia no padrão de chuvas do Brasil, promovendo maior volume de chuva na região Centro-Norte e menos chuva na região Sul do Brasil e regiões próximas (Sul de MS e Oeste de SP principalmente).

Barra azul indica ocorrência do fenômeno La Niña em cada trimestre

O que esperar do verão?

Dessa maneira, conforme os institutos C3S (Copernicus Climate Change Service) e NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) as chuvas devem permanecer abaixo da normalidade na região Sul do Brasil durante o verão, como o Oeste Paulista está localizado numa região de transição, a tendência é de chuvas abaixo da normalidade também na região, principalmente janeiro e fevereiro.

O normal para a estação no Oeste Paulista é de chuva acumulada próxima a 600 mm, no entanto, os modelos estão indicando volume entre 400 a 500 mm. Já as temperaturas devem ser próximas a normalidade, com temperatura média de 26,5 °C e máxima e mínima de 31,2 e 21,7 °C, respectivamente.

A cor laranja indica chuva abaixo da normalidade, a cor branca chuvas dentro da normalidade e a cor verde chuva acima da normalidade

Padrões Atmosféricos

Além do fenômeno La Niña, outros padrões atmosféricos influenciam o padrão de chuvas da região, como, a Oscilação Antártica, Oscilação Madden-Julian e temperatura do Oceano Atlântico.

Oscilação Antártica

A chegada de frentes frias é um dos principais sistemas que promovem a ocorrência de chuvas na região. A Oscilação Antártica exerce forte influência na entrada de frentes frias na região, quando ela se encontra na fase positiva, a entrada de frentes frias é desfavorecida. Já quando a oscilação encontra-se na fase negativa, a entrada de frentes frias é favorecida. Desde novembro a oscilação antártica encontra-se na fase positiva, situação que tem desfavorecido a ocorrência de chuvas na região. E a tendência é de que a oscilação antártica continue na fase positiva nos próximos 30 dias, situação que desfavorece a ocorrência de chuvas, ou seja, as chuvas na região continuarão irregulares e com baixo volume.

Oscilação Madden-Julian

A Oscilação Madden-Julian é outra oscilação que exerce influência no padrão de chuvas no Brasil, principalmente na região equatorial. No entanto, dependendo da fase em que essa oscilação se encontra, a ocorrência de chuvas pode ser favorecida ou desfavorecida. Quando a Oscilação Madden-Julian se encontra nas fases 4 e 5, há um desfavorecimento de chuvas na região. As fases que favorecem chuvas no Oeste Paulista são as 8, 1 e 2 (principalmente 1 e 2). Nas últimas semanas, praticamente a oscilação se estagnou nas fases 4 e 5. No entanto, conforme prognóstico, somente a partir de 10 de janeiro a oscilação Madden-Julian deve retornar as fases 8, 1 e 2. (Obs.: Em outubro a oscilação passou pelas fases 8, 1 e 2).

Previsão do Tempo

Com base nos padrões climáticos acima, a situação para os próximos 30 dias é muito preocupante para o Oeste Paulista, pois, em várias áreas não foram registradas chuvas significativas na última semana e no mês de dezembro.

Os modelos GFS e ECMWF indicam forte anomalia negativa de chuvas para a região nos próximos 30 e 45 dias, ou seja, as chuvas ficarão muito abaixo da normalidade. Ambos os modelos acima, indicam menos de 20 mm de chuvas até o fim de dezembro. Chuvas mais regulares e frequentes na região devem começar a ocorrer somente a partir de 10 de janeiro.

Related Articles

Prognóstico climático do verão 2022/23 no Oeste Paulista

Chuvas da primavera ficaram pouco acima da normalidade, no entanto, ocorreram de maneira irregular. A temperatura média da primavera ficou 2,4 °C abaixo da normalidade. E o que esperar o verão de 2022/23? Confira o prognóstico para o Oeste Paulista.
Read more

Previsão 04/Out: Bons volumes de chuva são esperados na primeira quinzena de Outubro

Modelos indicam volumes variando de 100 a 150 mm para o Oeste Paulista nas próximas duas semanas.
Read more

27/Set: Outubro inicia com previsão de chuvas no Oeste Paulista

Outubro deve iniciar com chuvas na região. São esperados volumes entre 20 a 50 mm nos próximos 10 dias.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: