Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Como ficará o tempo no Oeste Paulista nas próximas semanas?

Modelos indicam um período de estiagem e de baixa umidade relativa nas próximas semanas na região.

Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Abril é o mês de transição da estação chuvosa para uma estação mais seca no Oeste Paulista, sendo muito comum a ocorrência de estiagem nesse período. O volume de chuva normal para abril é de 83 mm. Em 2022, até o momento já foram registrados 93,2 mm na estação meteorológica da Unoeste no Campus II em Presidente Prudente-SP.

As chuvas no Oeste Paulista entre os meses de maio a agosto são dependentes principalmente da entrada de frentes frias. O avanço de frentes frias para região é influenciado por dois sistemas atmosféricos: La Niña e Oscilação Antártica.

O fenômeno La Niña continua ativo e há uma forte tendência de que esse fenômeno continue ativo durante o inverno e até durante a primavera. Essa situação acaba promovendo um inverno mais seco e frio na região, com períodos longos de estiagem.

Fonte IRI. Barras em azul indicam probabilidade de La Niña.

Quanto a Oscilação Antártica, a tendência é de uma condição desfavorável para o avanço de frentes frias para a região. Atualmente a Oscilação Antártica encontra-se na fase positiva (menor avanço de frentes frias), e assim deve permanecer nas próximas semanas. Nas últimas semanas a Oscilação Antártica acabou ficando algumas vezes na fase negativa, condição que favoreceu o avanço de frentes e ocorrência de chuvas na região. Em anos de La Niña é comum que a Oscilação Antártica fique na fase positiva.

Dessa maneira, os modelos de previsão do tempo passaram a indicar poucas chuvas no Oeste Paulista nas próximas três semanas. Sendo que praticamente não há previsão de chuvas para a região até 10 de maio. Nas próximas semanas até haverá o avanço de algumas frentes frias, no entanto, a atuação destes sistemas ficarão mais concentradas na região Sul do Brasil, com previsão de chuva até o Estado do Paraná.

Durante as próximas semanas só haverá chuvas na região caso algumas dessas frentes avance um pouco sobre o Estado de São Paulo. Por exemplo, no próximo sábado (23/abril) uma frente fria de baixa intensidade passará sobre o Estado do Paraná. Os modelos indicam que este sistema não deve atuar na região, no entanto, qualquer alteração na circulação dos ventos pode acabar deslocando um pouco o sistema e trazer um pouco de chuvas para região.

Em relação as temperaturas, a tendência é do aumento gradativo nos próximos dias, sendo que, a partir do próximo fim de semana, as mínimas passam a ficar na casa dos 20/21 °C e as máximas próximas a 32/33 °C. Já a umidade relativa (UR) deve ir reduzindo gradativamente nos próximos dias, ficando alguns dias abaixo dos 30%.

Related Articles

16/Abr – Previsão Climática

Entrada de frentes frias podem provocar chuvas na 2ª quinzena de Abril no Oeste Paulista
Read more

Previsão do tempo para final de junho

Últimos dias de junho serão de tempo seco e modelos indicam a chegada de nova massa de ar polar no final do mês.
Read more

Semana com previsão de fortes pancadas de chuvas no Oeste Paulista

Área de baixa pressão irá promover chuvas na região entre domingo a quarta-feira. Chuvas podem vir acompanhadas de tempestades.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: