Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para 2ª quinzena de janeiro.

Maiores volumes de chuva estão previstos entre os dias 20 a 31 de janeiro no Oeste Paulista.

O mês de janeiro tem sido marcado por chuvas irregulares, diferente das típicas chuvas gerais e frequentes que normalmente ocorre. O motivo da irregularidade e baixo volume de chuvas deve-se principalmente ao posicionamento do principal sistema atmosférico que promove chuvas no verão, a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). A ZCAS é caracterizada por uma banda de nebulosidade (umidade) que se estende da região Norte até o Oceano Atlântico, cobrindo grande parte da região Centro-Sul do Brasil.

Em anos normais, ocorrem de 6 a 8 episódios de ZCAS sobre a região entre novembro a fevereiro. No entanto, esse ano, devido ao fenômeno La Niña, a ZCAS tem atuado mais sobre a região Centro-Norte do Brasil, promovendo altos volumes de chuva sobre os Estados do MT, GO, TO, BA e MG. Desde a primavera, praticamente nenhuma ZCAS ficou posicionada sobre o Oeste Paulista, dessa maneira, com menor umidade, as chuvas acabam ocorrendo de maneira muito irregular e com menor volume do que o normal para o período.

O padrão de chuvas na 2ª quinzena de janeiro será muito similar ao observado na primeira quinzena do mês: chuvas irregulares. No entanto, com o deslocamento da Oscilação Madden Julian para as fases 1/2 nos próximos dias e a Oscilação Antártica na fase negativa, espera-se que o final de janeiro seja mais chuvoso. E de certa maneira, os modelos de previsão passaram a indicar mais umidade na região nos últimos dias de janeiro.

Em resumo: até o dia 20 a previsão é baixa para a região, com pancadas bem isoladas. A partir do dia 20, com mais umidade, as chuvas passam a ser mais volumosas, e a partir do dia 25 as chuvas passam também a ser mais frequentes no Oeste Paulista.

Na imagem de cima chuva entre 15 a 23 de janeiro; na imagem de baixo chuva entre 23 a 31 de janeiro

Related Articles

Prognóstico climático para Dezembro de 2022

Chuvas retornam para o Oeste Paulista no mês de dezembro trazendo alívio para estiagem que atingiu a região no mês de novembro.
Read more

Previsão 11/Jul: Nova frente fria prevista para 2ª quinzena de julho

Avanço de massa polar não deverá ser tão intensa quanto a registrada no início do mês.
Read more

Previsão para os próximos dias

Previsão 08/Set: Frente fria trará um pouco de alivio nas altas temperaturas, mas volume de chuva previsto ainda é baixo para os próximos dias no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: