Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Fim de janeiro será chuvoso no Oeste Paulista

Corredor de umidade se forma sobre a região e modelos indicam volume superior a 100 mm nos próximos dias. É a melhor previsão para a região desde novembro de 2021.

Os últimos dias de janeiro serão de muita chuva no Oeste Paulista. Um corredor de umidade se formará sobre a região e promoverá altos volumes de chuvas entre sexta (28) a segunda-feira (31). O corredor de umidade que se formará sobre a região é característico da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), sendo esse, o principal sistema meteorológico que promove chuvas na região no verão.

Áreas em azul indicam chuva acima da normalidade

Os modelos europeu (ECMWF) e americano (GFS) indicam volume de chuva superior a 100 mm até o fim de janeiro. As chuvas do fim de semana serão frequentes e intensas, podendo causar alagamentos na região. Essa é a melhor previsão de chuvas para a região desde novembro.

A formação de uma ZCAS sobre a região indica uma mudança no padrão de circulação de ventos (enfraquecimento do fenômeno La Niña), sendo possível a formação de uma nova ZCAS nas próximas semanas, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas no Oeste Paulista no mês de fevereiro. Os modelos europeu e americano indicam chuvas muito acima da normalidade nos próximos 30 dias.

Related Articles

Previsão para os próximos dias no Oeste Paulista

Confira o que os principais modelos de previsão do tempo estão indicando para o Oeste Paulista.
Read more

Frente fria promoverá chuvas na região até domingo

Avanço de frente fria promoverá chuvas na região até o próximo domingo (13 ). Volume previsto varia de 40 a 60 mm. Inmet emitiu alerta de perigo de tempestades no Oeste Paulista.
Read more

Sem previsão de chuva até o fim do mês no Oeste Paulista

Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: