Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para a segunda quinzena de fevereiro

Chuvas continuam irregulares no Oeste Paulista até o fim de fevereiro. Maiores volumes estão previstos para a região Centro-Norte do Brasil.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Padrão de chuvas na quinzena será típico do fenômeno La Niña: bastante chuva na região Centro-Norte e pouca chuva na região Sul do Brasil. No Oeste Paulista os modelos indicam chuvas irregulares e abaixo da normalidade até o fim do mês. Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar no fim de semana, no entanto, esse sistema novamente vai ficar mais posicionado sobre a região Centro-Norte, promovendo chuvas principalmente nos Estados de MT, GO e MG.

Nos próximos dias, as temperaturas seguem elevadas no Oeste Paulista, com máximas chegando próximas a 35 °C. Na sexta-feira, a entrada de uma frente fria aliviará um pouco o calor e promoverá chuvas na região. Entre quarta e quinta-feira (16 e 17/Fev) podem ocorrer pancadas isoladas na região. Entre sexta-feira a domingo (17 a 20/Fev) o volume previsto aumenta em função da entrada da frente fria, mas não há previsão de chuvas gerais e volumosas para a região.

O volume de chuvas esperado nos próximos 7 dias na região é de 20 a 30 mm. E até o fim do mês 40 a 50 mm. Na primeira quinzena de fevereiro choveu 79,8 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste. O prognóstico climático do próximo trimestre (março-abril-maio) do C3S (Copernicus Climate Change Service), continua indicando chuvas abaixo da normalidade no Oeste Paulista.

Related Articles

Previsão para o fim de novembro para o Oeste Paulista

Modelos indicam chuvas na região na parte final de novembro. No entanto, o volume do mês deve ficar abaixo da normalidade.
Read more

Previsão 13/Dez: Semana com chuvas no Oeste Paulista

Sistema de baixa pressão passa a atuar sobre a região e deve promover chuvas até o próximo sábado (18/Dez)
Read more

Fim do verão será marcado por mais uma onda de calor

Verão de 2024 foi um dos mais quentes da história e não deve deixar saudades.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: