Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para a segunda quinzena de fevereiro

Chuvas continuam irregulares no Oeste Paulista até o fim de fevereiro. Maiores volumes estão previstos para a região Centro-Norte do Brasil.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Padrão de chuvas na quinzena será típico do fenômeno La Niña: bastante chuva na região Centro-Norte e pouca chuva na região Sul do Brasil. No Oeste Paulista os modelos indicam chuvas irregulares e abaixo da normalidade até o fim do mês. Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar no fim de semana, no entanto, esse sistema novamente vai ficar mais posicionado sobre a região Centro-Norte, promovendo chuvas principalmente nos Estados de MT, GO e MG.

Nos próximos dias, as temperaturas seguem elevadas no Oeste Paulista, com máximas chegando próximas a 35 °C. Na sexta-feira, a entrada de uma frente fria aliviará um pouco o calor e promoverá chuvas na região. Entre quarta e quinta-feira (16 e 17/Fev) podem ocorrer pancadas isoladas na região. Entre sexta-feira a domingo (17 a 20/Fev) o volume previsto aumenta em função da entrada da frente fria, mas não há previsão de chuvas gerais e volumosas para a região.

O volume de chuvas esperado nos próximos 7 dias na região é de 20 a 30 mm. E até o fim do mês 40 a 50 mm. Na primeira quinzena de fevereiro choveu 79,8 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste. O prognóstico climático do próximo trimestre (março-abril-maio) do C3S (Copernicus Climate Change Service), continua indicando chuvas abaixo da normalidade no Oeste Paulista.

Related Articles

Semana com previsão de fortes pancadas de chuvas no Oeste Paulista

Área de baixa pressão irá promover chuvas na região entre domingo a quarta-feira. Chuvas podem vir acompanhadas de tempestades.
Read more

Previsão: O que esperar de julho de 2021?

O mês de julho será marcado por chuva abaixo da média e temperatura ligeiramente acima da média histórica.
Read more

Previsão 01/Ago: Previsão para Agosto de 2021

Primeira quinzena de agosto será marcada por tempo seco e aumento gradual das temperaturas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: