Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para a segunda quinzena de fevereiro

Chuvas continuam irregulares no Oeste Paulista até o fim de fevereiro. Maiores volumes estão previstos para a região Centro-Norte do Brasil.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Padrão de chuvas na quinzena será típico do fenômeno La Niña: bastante chuva na região Centro-Norte e pouca chuva na região Sul do Brasil. No Oeste Paulista os modelos indicam chuvas irregulares e abaixo da normalidade até o fim do mês. Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar no fim de semana, no entanto, esse sistema novamente vai ficar mais posicionado sobre a região Centro-Norte, promovendo chuvas principalmente nos Estados de MT, GO e MG.

Nos próximos dias, as temperaturas seguem elevadas no Oeste Paulista, com máximas chegando próximas a 35 °C. Na sexta-feira, a entrada de uma frente fria aliviará um pouco o calor e promoverá chuvas na região. Entre quarta e quinta-feira (16 e 17/Fev) podem ocorrer pancadas isoladas na região. Entre sexta-feira a domingo (17 a 20/Fev) o volume previsto aumenta em função da entrada da frente fria, mas não há previsão de chuvas gerais e volumosas para a região.

O volume de chuvas esperado nos próximos 7 dias na região é de 20 a 30 mm. E até o fim do mês 40 a 50 mm. Na primeira quinzena de fevereiro choveu 79,8 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste. O prognóstico climático do próximo trimestre (março-abril-maio) do C3S (Copernicus Climate Change Service), continua indicando chuvas abaixo da normalidade no Oeste Paulista.

Related Articles

Junho começa com temperaturas elevação no oeste paulista

Apesar da onda de frio, mês de maio terminou com temperatura 1,6 °C acima da normalidade. Em maio choveu 40,2 mm, ficando abaixo da normalidade (90 mm).
Read more

Frentes frias promoverão mais chuvas no Oeste Paulista

Volume acumulado de 70 a 110 mm são previstos para a região nos próximos 10 dias em função da chegada de frentes frias sobre a região.
Read more

Previsão 25/Jun: Forte massa de ar frio chega na região no fim de junho

Os últimos dias de junho serão marcados pela redução da temperaturas mínimas, que podem ficar próximas a 5,0°C no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: