Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico para o outono de 2023 no Oeste Paulista

Chuvas de verão ficaram 50% acima e temperatura 1,5 °C abaixo da normalidade no verão.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia


As chuvas de verão ficaram acima da normalidade em Presidente Prudente. Foram registrados na estação meteorológica da Unoeste 954 mm, enquanto que o normal para o período é de volume próximo a 620 mm, ou seja, choveu aproximadamente 50% acima do esperado. Devido a grande presença de dias nublados e menos radiação atingindo a superfície terrestre, a temperatura ficou 1,5 °C abaixo da normalidade.

E o que esperar para a estação de Outono que inicia hoje (20/Mar)?

Após três anos, o fenômeno La Niña foi oficialmente declarado encerrado pelo NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), sendo que o oceano pacífico encontra-se em condições de neutralidade e assim deve permanecer durante o outono de 2023. Essa condição contribui para que as condições climáticas fiquem dentro da normalidade nos próximos meses na região.

Em relação a precipitação, as chuvas devem ficar dentro da normalidade, com volume total acumulado próximo a 250 mm. No entanto, no outono as chuvas passam a ficar mais irregulares, menos volumosas e sendo muito frequente a ocorrência de longos dias de estiagem.

Em relação a temperatura, a maioria dos modelos indicam temperatura pouco acima da normalidade nos próximos meses. Isso não significa que não irá fazer frio, e sim, que na média dos próximos três meses a temperatura irá ficar pouco acima climatologia da região. Portanto, haverá sim a entrada de massas de ar frio, principalmente a partir da segunda quinzena do mês de maio.

Áreas em amarelo indicam temperatura pouco acima da normalidade; em branco: dentro da normalidade

Related Articles

Aniversário de Prudente será com chegada de frente fria

Massa de ar frio mudará o tempo na região a partir da noite de quarta-feira (13/Set). Temperaturas mínimas podem ficar próximas a 10 °C na manhã de sexta-feira (15/Set).
Read more

Previsão para a primeira quinzena de junho de 2023 no Oeste Paulista

Junho e julho são os meses mais frios do ano e com ocorrência de ondas de frio mais intensas. Confira a previsão para a primeira quinzena de junho no oeste paulista!
Read more

Como ficará o tempo no Oeste Paulista no fim de maio?

Previsão de chuvas no Oeste Paulista somente no fim do mês e início de junho. A temperatura aumentará gradativamente até o fim do mês, mas máximas não devem passar de 30 °C
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: