Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Frente fria promoverá chuvas na região até domingo

Avanço de frente fria promoverá chuvas na região até o próximo domingo (13 ). Volume previsto varia de 40 a 60 mm. Inmet emitiu alerta de perigo de tempestades no Oeste Paulista.

Com a proximidade do outono o monitoramento das frentes frias é de fundamental importância, pois, o avanço dessas frentes passa a ser o principal sistema que promove chuvas na região. A partir desta sexta-feira (11/mar) uma frente fria passará atuar na região até domingo, promovendo chuvas na ordem de 40 a 60 mm.

As chuvas não devem ser tão gerais, mas podem causar grandes prejuízos, devido à ocorrência de tempestades. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo de tempestade para a região, com possiblidade de ventos intensos entre 60 a 100 km/h, com grande risco de quedas de árvores e destelhamento.

Após a passagem dessa frente fria, o tempo deve ficar firme (sem chuvas) na região entre terça a sexta-feira (15 a 18/Mar). No outro fim de semana (19/20 de março) outra frente fria deve chegar na região promovendo mais chuvas. No entanto, essa frente fria será de menor intensidade e promoverá chuvas menos volumosas.

A passagem da frente fria e a atuação de uma massa fria deve aliviar um pouco o calor nos próximos dias, em que, as máximas devem fica próximas a 28 °C no fim de semana e ao longo da semana as máximas vão subindo gradativamente, ficando próximas a 32 °C.

Por fim, em recente atualização do NOAA, os modelos indicam chuvas abaixo da normalidade na região Sul do Brasil de abril a junho. Isso indica que as chuvas do Oeste Paulista também devem ficar abaixo da normalidade, com ocorrência de vários espisódios de estiagem durante o outono.

Related Articles

Prognóstico para o Outono de 2022

O outono de 2022 inicia no próximo domingo, dia 20 de março. Como será a estação no Oeste Paulista? Confira no prognóstico abaixo.
Read more

14/Mai: Previsão indica retorno das chuvas no fim de maio

Modelos de previsão passaram a indicar o retorno de chuvas mais gerais no Oeste Paulista para o fim de maio.
Read more

Previsão do tempo para a virada do ano no Oeste Paulista

Confira o que os principais modelos de previsão estão indicando para o Oeste Paulista nos próximos dias.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: