Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 21/Mai: Bons volumes de chuva são esperados para o fim de maio no Oeste Paulista

Previsão indica retorno das chuvas e com bons volumes para o fim de maio no Oeste Paulista e regiões vizinhas (Norte do PR e Leste de MS).

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa (alexandrius@unoeste.br)


Após um longo período sem previsão de chuvas, ou com a não confirmação de chuvas para região, os modelos passaram a indicar de forma mais persistente a ocorrência de chuvas na região no fim de maio. Até o fim do mês, vários modelos, indicam volumes próximos a 50,0 mm nos próximos 10 dias. E na previsão de até 14 dias (até 5 de junho), o modelo americano GFS indica volume superior a 100 mm em alguns pontos da região.

O avanço dessa frente fria também irá reduzir as temperaturas, com tendência de temperaturas mais amenas no fim de maio, e até, a ocorrência das menores temperaturas de 2021. Já na próxima semana, existe a possibilidade de ocorrência de temperaturas mínimas abaixo de 10°C no Oeste Paulista e até o fim do mês, as máximas não devem ultrapassar 29°C.

Modelo Europeu – Previsão de Chuva nos Próximos 05 dias
Modelo Europeu – Previsão de Chuva nos Próximos 10 dias

Esse cenário, traz um pouco de alívio aos produtores da região, mas não amenizam os prejuízos causados pelo longo período de estiagem. Em algumas áreas, o período de estiagem já é superior a 60 dias. As últimas chuvas superiores a 10 mm registradas no Oeste Paulista se deram entre 16 e 17 de abril.

Por fim, alguns modelos indicam chuvas também para o início de junho, e também, chuvas dentro da média e até acima da média para o mês de junho. E para os próximos dias, a anomalia de chuvas está positiva (como há muito tempo não se via), ou seja, chuva acima de média em comparação com a média histórica para o período.

Related Articles

Previsão 21/Ago: Modelos indicam retorno das chuvas no Oeste Paulista

Avanço de frente fria entre os dias 27 e 28 de agosto promoverá ocorrência de chuvas no Oeste Paulista.
Read more

Semana com previsão de fortes pancadas de chuvas no Oeste Paulista

Área de baixa pressão irá promover chuvas na região entre domingo a quarta-feira. Chuvas podem vir acompanhadas de tempestades.
Read more

Fim de janeiro será chuvoso no Oeste Paulista

Corredor de umidade se forma sobre a região e modelos indicam volume superior a 100 mm nos próximos dias. É a melhor previsão para a região desde novembro de 2021.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: