Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para junho de 2022 no Oeste Paulista

Frente fria deve promover chuvas no fim de maio na região. Já em junho, o volume de chuva esperado deve ficar abaixo da normalidade. Ainda não há previsão de outra onda de frio.

Por:
Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste

Até o mês de maio de 2022 as chuvas têm ficado dentro da normalidade na região. Na estação meteorológica do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente já choveu 827 mm, sendo que o normal até o período é de 794 mm. E estamos entrando no trimestre mais seco da região (junho-julho-agosto), em que, o volume acumulado normal desse trimestre é próximo a 150 mm. A média histórica do mês de junho é de 60 mm.

A partir de domingo (30 de maio), uma frente fria avançará pelo Sul do Brasil e poderá promover chuvas na região entre segunda a quarta-feira (01 de junho). Os modelos ainda estão divergindo um pouco sobre a região de atuação deste sistema.

O modelo americano, por exemplo, indica que este sistema atuará mais sobre o Estado do Paraná e não deve avançar muito para São Paulo. Já o modelo Europeu indica que esse sistema deve atuar sobre a região Oeste do Estado. Independente do modelo, os maiores volumes de chuva estão previstos para as cidades mais próximas do Estado do Paraná. Na região Norte/Noroeste do Paraná bons volumes de chuva estão previstos para os próximos dias.

CidadeModelo Americano
GFS
Modelo Europeu
ECMWF
Teodoro Sampaio60 mm25 mm
Presidente Prudente30 mm15 mm
Presidente Epitácio25 mm15 mm
Rancharia25 mm 15 mm
Adamantina20 mm10 mm

O prognóstico para junho é que as chuvas fiquem abaixo da normalidade. De acordo com as atualizações dos principais modelos, ainda não há previsão de chuva para a região após a passagem dessa frente fria do fim do mês, em que, as frentes frias devem atuar mais sobre a região Sul do Brasil. Portanto, há o risco de estiagem na região durante o mês de junho no Oeste Paulista.

Já as temperaturas voltam a ficar dentro da normalidade nas próximas semanas, com máximas próximas a 30 °C e mínimas próximas a 20 °C. Ainda não há previsão de uma nova onda de frio, sendo que, a massa de ar polar que estava prevista para o início de junho perdeu força e deve atuar somente ao Sul do país.

Em estudo realizado pela equipe do Unoeste | Clima, observou-se que, 55% das massas de ar polar mais intensas ocorrem no mês de julho, 16% no fim de junho e 10% no início de agosto.

Importante ressaltar que trata-se de uma previsão estendida, por isso, podem ocorrer alterações, sendo que, os modelos conseguem passar um cenário futuro melhor após a passagem de uma frente fria.

Related Articles

Previsão semanal para o Oeste Paulista (29/Jan)

Semana começa com mudança no tempo no Oeste Paulista!
Read more

Previsão 25/Jun: Forte massa de ar frio chega na região no fim de junho

Os últimos dias de junho serão marcados pela redução da temperaturas mínimas, que podem ficar próximas a 5,0°C no Oeste Paulista.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de outubro no Oeste Paulista

Até o fim de outubro são esperados volumes entre 80 a 120 mm no Oeste Paulista. Para novembro, modelos indicam chuvas mais espaçadas e com menor volume do que outubro.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: