Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Como ficará o tempo no Oeste Paulista no fim de maio?

Previsão de chuvas no Oeste Paulista somente no fim do mês e início de junho. A temperatura aumentará gradativamente até o fim do mês, mas máximas não devem passar de 30 °C

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste

O mês de maio tem sido muito incomum no Oeste Paulista devido as baixas temperaturas. Nos primeiros 20 dias do mês, a temperatura média foi de 18,8 °C, sendo que a média histórica para maio é de 21,6 °C, ou seja, nos primeiros 20 dias a temperatura média ficou 2,8 °C abaixo da normalidade. Em relação as temperaturas mínimas, até o momento, a média do mês está em 13,8 °C, sendo que o normal é 16,5 °C.

Na última quarta-feira (18 de maio) a temperatura mínima na estação meteorológica do Campus II da Unoeste foi de 5,8 °C, sendo a mais baixa do ano. Apesar de incomum, já houve registros de temperaturas abaixo de 5,0 °C no mês de maio em Presidente Prudente-SP: 2007 (5,4 °C); 1990 (4,9 °C); 1977 (2,9 °C); 1973 (4,0 °C) e 1962 (2,0 °C).

E o que podemos esperar dos últimos dias de maio?

Nos próximos dias essa intensa massa de ar polar ainda continuará influenciando o tempo na região. A partir de segunda-feira as mínimas passam a aumentar gradativamente e devem ficar próximas a 16/17 °C até o fim do mês. Já as máximas não devem passar de 30/31 °C.

E os modelos já passam a indicar a entrada de uma nova massa de ar polar na região. A chegada dessa massa de ar frio está prevista para os dias 03 a 04 de junho. No entanto, pelas últimas rodadas dos modelos, essa massa polar não deve ser tão intensa quanto a da última semana e as mínimas devem ficar próximas a 9/10 °C.

Em relação a chuva, há previsão para a região somente a partir de dia 29 de maio com a passagem de uma frente fria sobre a região. E também há previsão de chuvas para região em 02 de junho (antes da chegada da massa de ar polar).

Obs.: Por se tratar de uma previsão estendida, podem ocorrer alterações ao longo da semana.

Related Articles

Previsão 10/Ago: Tempo seco e quente predominará nos próximos dias

Temperaturas no Oeste Paulista podem chegar a 40°C entre 19 a 21 de agosto.
Read more

Previsão semanal

Avanço de frente fria promoverá chuvas na região entre sexta a domingo, no entanto, não haverá queda das temperaturas.
Read more

Previsão 01/Ago: Previsão para Agosto de 2021

Primeira quinzena de agosto será marcada por tempo seco e aumento gradual das temperaturas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: