Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico de agosto de 2022 para o Oeste Paulista

Historicamente agosto é o mês mais seco do Oeste Paulista. Modelos indicam chuvas abaixo da normalidade e temperatura acima da média.

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste

O mês de julho finaliza sem chuvas no Oeste Paulista, fato este, que é comum e já foi observado em diversos anos. Historicamente, o mês de agosto é o mais seco do Oeste Paulista, com volume de chuva próximo a 40 mm e temperatura média de 22,5 °C.

Para agosto de 2022 no Oeste Paulista, os principais modelos indicam chuvas abaixo da normalidade e temperatura acima da média. A imagem abaixo indica a anomalia de precipitação na América do Sul (NMME – NOAA) onde é possível observar a tendência de chuvas abaixo da normalidade na região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na primeira quinzena de agosto, algumas frentes frias conseguirão avançar pelo Brasil, onde é previsto a entrada de uma frente fria próximo a 09 de agosto com possibilidade de chuvas no Oeste Paulista (chuvas mais volumosas devem ocorrer no Estado do PR). Já na segunda quinzena de agosto, praticamente não há previsão de chuvas na região e as condições de tempo devem ser muito similares as observadas em julho, com um bloqueio atmosférico atuando sobre a região central do Brasil impedindo o avanço de frentes frias para a região.

Em relação a temperatura, o mês de agosto inicia sob a influência de uma massa de ar polar. A partir de quarta-feira (03) as temperaturas voltam a subir com máximas ficando próximas a 33 °C e mínimas de 21 °C. A entrada de uma nova massa de ar frio deve diminuir as temperaturas entre 08 a 15 de agosto. Já a segunda quinzena de agosto deve ser com temperaturas acima da normalidade, principalmente com tardes quentes.

Related Articles

09/Mar: Previsão para o próximos dias

Read more

Previsão da 2ª quinzena de junho para o Oeste Paulista

Chuvas registradas na primeira quinzena já entraram para a história. Foram registrados 201 mm, fazendo de junho de 2023 o 3° mais chuvoso desde 1961.
Read more

Previsão 05/Jun: Previsão indica chuvas no Oeste Paulista entre 08 e 09 de jun

Entrada de nova frente fria na região provocará chuvas no Oeste Paulista entre terça e quarta-feira (08 e 08 de junho).
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: