Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para a 2ª quinzena de setembro no Oeste Paulista

Após três anos, chuvas de setembro devem ficar próximas a normalidade na região e sem ocorrência de ondas de calor até o fim do mês.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste

Já choveu 40,4 mm em setembro de 2022 na estação meteorologia do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente (o normal para o mês é de volume próximo a 95 mm). E o que esperar da segunda quinzena de setembro? Na segunda quinzena de setembro é previsto o avanço de outra frente fria e mais chuvas no Oeste Paulista, totalizando volume de chuva entre 50 a 70 mm até o fim do mês.

Chuvas:

Na próxima terça-feira (20/Set) o avanço de uma frente fria irá promover chuvas no Oeste Paulista entre terça a quinta-feira, com volumes previstos de 20 a 30 mm. Mais chuvas são previstas na região entre os dias 26 a 30 de novembro, com volumes previstos de 30 a 40 mm.

Temperatura:

Em 2020 e 2021 foram observadas diversas ondas de calor na região, onde as temperaturas ficaram acima de 40 °C. Já em 2022, devido ao frequente avanço de frentes frias, não é previsto nenhuma onda de calor no mês de setembro, sendo que, as mínimas ainda devem ficar abaixo de 15 °C e as máximas até o fim do mês não deve passar de 31 °C, e por isso, os modelos indicam temperaturas abaixo da normalidade até o fim de setembro.

Áreas em azul indicam temperaturas abaixo da normalidade

Related Articles

Fim de semana com mais uma onda de calor atuando em grande parte do Brasil!

Read more

Aniversário de Prudente será com chegada de frente fria

Massa de ar frio mudará o tempo na região a partir da noite de quarta-feira (13/Set). Temperaturas mínimas podem ficar próximas a 10 °C na manhã de sexta-feira (15/Set).
Read more

Previsão 04/Out: Bons volumes de chuva são esperados na primeira quinzena de Outubro

Modelos indicam volumes variando de 100 a 150 mm para o Oeste Paulista nas próximas duas semanas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: