Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico climático do verão 2022/23 no Oeste Paulista

Chuvas da primavera ficaram pouco acima da normalidade, no entanto, ocorreram de maneira irregular. A temperatura média da primavera ficou 2,4 °C abaixo da normalidade. E o que esperar o verão de 2022/23? Confira o prognóstico para o Oeste Paulista.

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia

Análise da Primavera:

A primavera de 2022 foi marcada pelas temperaturas abaixo da normalidade no Oeste Paulista. O normal para o período na região é de temperatura média de 26 °C, e em 2022 a média ficou em 23,6 °C, ou seja, 2,4 °C abaixo da normalidade.
Em relação a chuva, o normal para o período é de volume acumulado próximo a 480 mm. Na primavera de 2022 foram registrados 542 mm na estação meteorológica da Unoeste, localizada em Presidente Prudente-SP (12% superior ao normal).

No entanto, a distribuição das chuvas se deu de forma irregular. Enquanto que em outubro e dezembro o volume de chuva ficou acima de 180 mm, em novembro, foram registrados apenas 45 mm (apenas 28% do esperado para o mês). O baixo volume observado no mês de novembro, resultou em déficit de 35 mm no solo, situação que causou a redução no desenvolvimento das culturas instaladas em outubro, e o atraso dos plantios programados para o mês de novembro.

MêsPrecipitaçãoDéficitExcesso
Fim de Setembro1220105
Outubro189,6-4,2107,8
Novembro45-350
Dezembro (até 18*)186,2047,3
Total542,8 mm-39,2 mm260,1 mm

Previsão para o verão de 2022/23

E o que os modelos de previsão do tempo estão indicando para o verão de 2022/23 que terá início na quarta-feira (21 de dezembro)?

De acordo com os modelos do NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration) e do C3S (Climate Change Service), espera-se que as chuvas do próximo trimestre (janeiro a março) fiquem dentro da normalidade no Oeste Paulista, sendo que o normal para a estação na região é volume de chuvas total próximo a 650 mm.

No entanto, na análise mês é mês, a previsão em conjunto do NOAA, indica que a distribuição de chuvas na região será irregular. Conforme imagens abaixo, os modelos estão indicando chuvas pouco acima da normalidade em janeiro, e pouco abaixo da normalidade em fevereiro. Já em março, as chuvas devem ficar dentro da normalidade.

Em relação a temperatura, a tendência é que a temperatura média de janeiro a março fique pouco acima da normalidade, conforme modelos do NOAA e C3S. A temperatura média histórica do verão no Oeste Paulista é de 26,5 °C, sendo comum dias com máximas ficando superiores a 32 °C.

Related Articles

Novembro deve iniciar com frio incomum no Oeste Paulista

Modelos indicam chuvas no fim de outubro e frio no início de novembro no Oeste Paulista.
Read more

Previsão do tempo para final de junho

Últimos dias de junho serão de tempo seco e modelos indicam a chegada de nova massa de ar polar no final do mês.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de Maio no Oeste Paulista

Padrão de tempo seco observado na primeira quinzena de maio deve se manter até o fim do mês no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: