Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para a 1ª quinzena de dezembro

Primeira quinzena de dezembro será marcada por chuvas irregulares e abaixo da normalidade no Oeste Paulista.

A previsão de chuvas abaixo da normalidade em novembro para a região está se confirmando. Em muitas áreas, não foram registrados nem 50% do normal para o mês (150 mm). Na imagem abaixo, observa-se que os maiores volumes de chuva foram registrados na região Centro-Norte do país.

Esse padrão de chuvas será similar na primeira quinzena de dezembro, com maiores volumes de chuva na região Centro-Norte do Brasil e chuvas irregulares e com baixo volume na região Sul do Brasil, Oeste de São Paulo e Sul de Mato Grosso do Sul. Os modelos também indicam chuvas abaixo da normalidade no Oeste Paulista no mês de dezembro.

A entrada de frentes frias é o principal sistema atmosférico que provoca chuvas na região. As frentes frias são muito influenciadas pela Oscilação Antártica, sendo que, essa oscilação encontra-se na fase positiva (fase que desfavorece o avanço de frentes frias). A Oscilação Antártica deve permanecer na fase positiva até o fim do ano.

Espera-se volumes próximos de 30 a 40 mm de chuva até o dia 15 de dezembro. Chuvas mais regulares e volumosas, somente na 2ª quinzena do mês. Recentes atualizações indicam a entrada de frentes frias na região nas seguintes datas:
29 e 30 de novembro (Boa previsão de chuvas)
06 e 07 de dezembro (média previsão de chuvas)
13 e 14 de dezembro (média previsão de chuvas)

A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) é um dos principais sistemas atmosféricos que promovem bons volumes de chuva no período chuvoso. Em novembro já foram registrados duas ocorrências da ZCAS e no início de dezembro outro sistema deve se formar. No entanto, devido ao fenômeno La Niña, a ZCAS tem se posicionado mais sobre a região Centro-Norte do Brasil, não atuando sobre o Oeste de São Paulo.

Na previsão até 15 de dezembro é possível visualizar um grande corredor de umidade formado entre os Estados de MT, GO, MG, RJ e ES. No Estado de São Paulo, os maiores volumes de chuva são esperados nas áreas mais ao Norte (Divisa com MG).

Related Articles

Nova onda de calor é prevista na região

Modelos indicam temperaturas muito acima da normalidade entre os dias 12 a 18 de novembro em grande parte do Brasil
Read more

Previsão para a primeira quinzena de junho de 2023 no Oeste Paulista

Junho e julho são os meses mais frios do ano e com ocorrência de ondas de frio mais intensas. Confira a previsão para a primeira quinzena de junho no oeste paulista!
Read more

Previsão do tempo até domingo de Páscoa

Frente fria promoverá chuvas na região até a próxima quinta-feira. Em sequência, massa de ar polar provocará declínio na temperatura entre sexta a domingo, onde as mínimas podem chegar a 13/14 °C.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: