Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico para o verão de 2023/24

Primavera foi marcada pela ocorrência de diversas ondas de calor. E o quê esperar para o verão? Confira o prognóstico climático

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia

A primavera de 2023 está terminando com temperatura 0,8 °C acima da normalidade. A temperatura média da primavera de 2023 foi de 26,8 °C, sendo que o normal para o período é de temperatura média de 26,0 °C. Ainda, a primavera de 2023 foi marcada pela ocorrência de diversas ondas de calor (que iniciaram já durante o fim do inverno).

MêsMaior Temperatura Registrada
Agosto36,3 °C
Setembro39,4 °C
Outubro37,2 °C
Novembro39,8 °C
Dezembro39,2 °C
Estação Meteorológica da Unoeste em Presidente Prudente

Em relação a chuvas, foram registrados 403 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente-SP. O volume registrado ficou 22% abaixo do normal (517 mm), sendo que, outra característica da primavera de 2023 foi a ocorrência de chuvas mal distribuídas e vários períodos de estiagem associadas a altas temperaturas.

Verão de 2023/24

As condições climáticas do verão continuarão sendo influenciadas pelo fenômeno climático El Niño, que encontra-se em intensidade muito forte. A tendência é de que as temperaturas continuem acima da normalidade durante o verão, sendo muito comum o registro de alto valores após a ocorrência de alguns dias sem chuva. Ainda, não se descarta a ocorrência de novas ondas de calor nos próximos meses.

Áreas em laranja: acima da normalidade
Áreas em vermelho: muito acima da normalidade

Em relação a chuva, os modelos indicam chuvas pouco abaixo da normalidade no oeste paulista, com grande possibilidade de novos períodos de estiagem durante o verão. Importante ressaltar, que as altas temperaturas aumentam a evapotranspiração, ou seja, a perda de água do sistema, acelerando dessa maneira, a possibilidade de déficit de água no solo.

Related Articles

Boletim do tempo: Unoeste Clima (08/Nov)

Massa de ar frio passa a perder força e temperaturas devem chegar a 35 °C no Oeste Paulista na quinta-feira (10/Nov).
Read more

Primeira onda de frio de 2023 e previsão até o fim de abril

Primeira onda de frio de 2023 chega na região a partir desta quinta-feira (20) e vai promover mínimas próximas a 12 °C no feriado de 21 de abril
Read more

Como ficará o tempo no Oeste Paulista na primeira quinzena de fevereiro?

A primeira quinzena de fevereiro será marcada por dois momentos: período com chuvas até 08 de fevereiro e poucas chuvas entre 09 a 15 de fevereiro.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: