Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 06/Mai: Próximos dias com temperaturas baixas e tempo seco

O avanço de uma nova massa polar reduzirá as temperaturas nos próximos dias (principalmente as mínimas) e estiagem permanece no Oeste Paulista.

Com a entrada de uma nova massa de origem polar, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 15°C durante os próximos dias no Oeste Paulista. No entanto, essa frente-fria apresenta deslocamento continental, que por sua vez, acaba não promovendo chuvas na região. Dessa maneira, o tempo deve se manter estável, sendo que não há previsão de chuva para os próximos 10 dias no Oeste Paulista. Por fim, alguns modelos de previsão, indicam que o período de estiagem pode permanecer por todo o mês de maio.

DiaTemp. MínTemp. Máx
07 – Sex1525
08 – Sáb1527
09 – Dom1529
10 – Seg1629
11 – Ter1829
12 – Qua1829
13 – Qui1930
Modelo ECMWF
Na imagem é possível observar o avanço da massa de ar polar sobre a região Centro-Sul do Brasil. Cor vinho no Sul representa temperaturas próximas a 5°C e a cor azul, com temperaturas mínimas variando de 10 a 15°C na região Sudeste e Centro-Oeste.
Modelo Europeu não indica chuva para o Oeste Paulista nos próximos 10 dias
Previsão do modelo Europeu de chuva acumulada nos próximos 30 dias (volume previsto é menor a 10,0 mm).
Disponibilidade de água no solo no Oeste Paulista está muito baixa. Estiagem já causou sérios prejuízos as atividades agropecuárias da região.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Como ficará o tempo no Oeste Paulista na primeira quinzena de fevereiro?

A primeira quinzena de fevereiro será marcada por dois momentos: período com chuvas até 08 de fevereiro e poucas chuvas entre 09 a 15 de fevereiro.
Read more

Previsão do tempo até o fim de setembro

Padrão de circulação dos ventos impedirá ocorrência de chuvas nos próximos dias. Chuvas retornam para a região no fim de setembro.
Read more

Previsão de chuvas para semana

Frente fria provocará redução da temperatura e ocorrência de chuvas na região entre os dias 17 e 18 de novembro. O volume previsto é de 30 a 50 mm
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: