Outono iniciará com chuvas na região, mas estação novamente será com temperaturas acima da normalidade e tendência de chuvas abaixo da normalidade e irregulares.
Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia
Publicado em 15 de março. Atualizado em 19 de março.
O verão chega ao fim no próximo dia 20 de março e não deve deixar saudades. A estação foi marcada por diversas ondas de calor e chuvas abaixo da normalidade. Os típicos corredores de umidade do verão não se formaram sobre a região, e por isso, as chuvas ocorreram de maneira muito irregular.
A temperatura média do verão ficou 1,5 °C acima da normalidade. A temperatura média do verão de 2024 foi de 27,6 °C, sendo que o normal para o período é de média próxima a 26,1 °C. Em relação as chuvas, é normal um volume acumulado próximo a 530 mm. Na estação meteorológica da Unoeste em Presidente Prudente o volume registrado foi de 450,0 mm, ou seja, 15% abaixo da normalidade. No entanto, em outros locais as chuvas ficaram de 20 a 40% abaixo da normalidade.
E o que esperar do outono de 2024?
O fenômeno climático El Niño, que foi um dos responsáveis pelas altas temperaturas dos últimos meses está chegando ao fim. A tendência é de que o oceano pacífico volte a condições de neutralidade a partir de abril. Só que o padrão atmosférico do fenômeno El Niño ainda continuará atuando por alguns meses na região.
O outono de 2024 vai iniciar com chuvas na região. A chegada de uma frente fria irá romper o bloqueio atmosférico (que foi responsável por essa onda de calor no fim do verão) e irá promover chuvas na região até o fim de março.
No entanto, os modelos indicam que as chuvas de outono de 2024 devem ficar novamente abaixo da normalidade, com alto risco de estiagens nos meses de abril a maio. No outono chove um volume próximo de 230 mm no oeste paulista. A tendência é de que o volume acumulado em 2024 fique entre 180 a 210 mm.
Mesmo que as chuvas registradas fiquem próximas a média climatológica, a tendência é de que as chuvas continuem ocorrem de maneira irregular e também a ocorrência de algumas estiagens, com períodos superiores a 20 dias sem chuvas na região.
Em relação a temperatura, é média da estação do outono na região é de 21,9 °C. Para o outono de 2024, os modelos indicam temperaturas acima da normalidade de 1,0 a 2,0 °C, padrão que tem ocorrido desde o início da primavera de 2023.