Voluntária divide experiências e incentiva facopianos a fazerem o bem

 

Por Giovanna Guessada

Milene Gimenez

Ramon Diniz

 

Você já pensou em realizar voluntariado e ajudar o próximo? Para incentivar e promover este tipo de ação na região, alunos dos mais diversos termos da Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp) se reuniram ontem (19), à noite, no Auditório Buriti, em uma palestra sobre a temática. Como mediadora do evento, a jornalista e voluntária, Daniela Lourenção,  compartilhou com os discentes as mais diversas experiências ao longo de 28 anos na área.

Lourenção, que iniciou seu projeto social aos 14 anos na Entidade Prudentina Núcleo Ttere, embasou seu discurso nas histórias vivenciadas e nas reflexões por elas causadas: “com o voluntariado, aprendi muito sobre o valor da liberdade, da saúde e da gratidão”, pautou.

Auxiliando em média 15 famílias por mês, Daniela buscou orientar os alunos sobre as dificuldades e o dia-a-dia de uma pessoa que promove a solidariedade, mostrando, com bom humor, que, para ajudar o mundo, é necessário começar ajudando aqueles que estão mais próximos do nosso núcleo social. “Não luto por uma coisa só. Luto por tudo o que é necessário”, pontuou a jornalista. Também tatuou 36 corações pelo seu corpo, para representar cada família que ela vem auxiliando nesses 28 anos.

Dentre as experiências por ela relatadas, a mais recente vem de um trabalho realizado às segundas-feiras no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, onde juntamente com um grupo de mais 10 voluntárias, promove cuidados estéticos nas pacientes, afim de aumentar a autoestima das mesmas.

Em suas considerações finais, a empresária aproveitou o momento e convidou todos os alunos a participarem de suas ações em prol da comunidade. Para isso, anunciou o lançamento do site “Troco elogio por doação”, uma plataforma que funcionará como registro de todas as atividades realizadas por ela.

Para o aluno do 2º termo de Publicidade e Propaganda, Guilherme Withana, 20, a palestra instigou-o a buscar recursos para ajudar o próximo e trouxe consigo um teor de reflexão sobre a vida humana. “A vida não é fácil para ninguém, mas vemos pessoas em condições boas reclamando o tempo todo ao invés de usarem o que possuem para amparar alguém necessitado. Acho que isso deveria ser ponderado para que mais indivíduos fossem contemplados com a ajuda”, declarou o estudante.

A aluna Bárbara Cândido, (19), já participou de trabalhos voluntários anteriormente e saiu da palestra com diversas ideias para ajudar o próximo. “Entrei em contato com a Dani e vamos fazer um bazar no dia 1 de setembro. Juntaremos as doações que ela tem e o dinheiro será revertido para as ações. Já havíamos comentado sobre a campanha de métodos contraceptivos que ela queria realizar em parceria com o curso de Medicina e vou ajudá-la na parte de divulgação. Então, estou muito ansiosa. ” Afirma a estudante de Publicidade e Propaganda.

Como participar

Toda ajuda é bem-vinda. Para se tornar voluntário é muito simples, basta entrar em contato com as coordenadoras da Facopp, Carol Mancuzo e Larissa Trindade, que as mesmas direcionarão os interessados para as áreas que os mesmos têm maior aptidão. Também podem procurar o laboratório Terceiro Setor da Facopp.

Foto: Giovanna Guessada

Alunos se mostraram interessados em ajudar e trocaram experiências

Deixe uma resposta

Fechar Menu