Pandemia afeta procura de voluntários

Gabriel Takada

A pandemia de Covid-19 afetou o trabalho voluntariado em Presidente Prudente. Pelo menos, é o que aponta a Central de Voluntários em Ação (CVA), que funciona na Rodovia Comendador Alberto Bonfliglioli, em direção ao Ana Jacinta.

Segundo os responsáveis pela Central, houve uma queda no número de cadastros neste ano. Atualmente a central conta com 30 voluntários, devido a redução de pessoas se voluntariando em razão a pandemia, também durante o período mais severo de isolamento, as entidades por medidas de protocol de segurança não estavam solicitando trabalho voluntário. Os atendimentos foram reduzidos, atualmente está acontecendo todas às quintas-feiras, das 13h às 17h.

A coordenadora da CVA, Naide Videira Braga, diz aguardar ansiosamente o fim da pandemia para tudo voltar ao normal. “É evidente que com a pandemia as coisas estão suspensas, a gente espera que tudo isso acabe logo para retornarmos as nossas atividade rotineiras”, conta.

A CVA existe desde 2000. É uma associação que procura pessoas que desejam se voluntariar para auxiliar nas atividades das entidades. O processo cadastral funciona da seguinte forma:  o voluntariado é submetido a uma entrevista, que definirá seu perfil, respondendo algumas perguntas como idade, ocupação, disponibilidade de horários e quais funções mais se identifica para poder exercer. As entidades entram em contato com a CVA, assim informam que necessitam de um voluntário. Os perfis criados são analisados para escolher qual se encaixa melhor ao que a organização procura.

Na sede da central são feitos os cadastros e assinados os termos de compromisso, pois há uma legislação que permite que o voluntariado exerça apenas quatro horas semanais, que são combinados entre o voluntário e o cordenador ou diretor da instituição, evitando que crie um vínculo empregatício.

Uma das últimas ações da CVA foi a confecção de máscaras para pessoas carentes e os funcionários do Inova Prudente, com a ajuda de Elizabeth  Trevisan, uma voluntária do grupo de risco, que estava produzindo as máscaras em sua própria casa.

 ORIGEM

A Central é uma Organização Não- Governamental de natureza social, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Criado entre o ano de 1999 e 2000, idealizada pela Maria Auxiliadora de Freitas Constantino. Em 2019, a fundadora do CVA, expandiu a associação, convidando novas pessoas para integrarem o grupo, a auxiliando, assim formando uma diretoria completa.

SERVIÇO

A sede central da CVA está localizada na Fundação Inova Prudente – Rod. Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700. Para saber mais entre em contato através do telefone (18) 3909-9110. Por conta da pandemia, os atendimentos estão com horário reduzido, sendo realizados somente na quinta-feira, das 13h às 16h.

Deixe uma resposta

Fechar Menu