Relato de experiência do trabalho voluntário de doula com gestantes

29 set    Saúde (2021)

Maria Beatriz Oliveira Nakashima, Amanda Feba Tetila

O papel da doula no Brasil vem ganhando mais força, e se mostrando uma atuação de extrema importância. Atualmente o conhecimento da ocupação é devido à atenção focada para a mãe, mas principalmente nas partes: física e psicológica, durante as fases do ciclo gravídico puerperal (gestação, parto e pós- parto/puerpério). Devendo ser priorizado o cuidado integral da gestante, enfatizando a importância das orientações oferecidas a ela e a rede de apoio, os exercícios feitos para auxiliar no desenvolvimento e evolução de parto, técnicas e posições que ajudam a diminuir dor, e consequentemente melhorando a qualidade de recuperação pós-parto, independente da via. Relatar a experiência do trabalho voluntário de doula em proporcionar a mulher suporte e cuidados durante o trabalho de parto e após. Portanto,quanto mais mulheres souberem das doulas, mais gestantes tiverem acesso às doulas, melhor vai ser a qualidade de vida de uma mulher que passou por um ciclo gravídico puerperal. Mulheres de diversas condições socioeconômicas precisam ser assistidas e auxiliadas da melhor forma. Ingressei no hospital estadual de Pres.Prudente-SP, como doula voluntária, com função de “captar” as gestantes, e que por motivos individuais, eram internadas para trabalho de parto ou que estavam em trabalho de parto. No primeiro momento eu as acompanho fazendo intervenção, como: relaxar na bola terapêutica, relaxamento com os braços apoiados na cama, técnicas de massagem para relaxar, exercícios que ajudam evolução de parto/dilatação para quadril e assoalho pélvico na bola terapêutica ou em pé com o próprio peso corporal, andar, ou andar de cócoras, exercício de agachamento, o uso de chuveiro com água quente para redução da dor e dilatação, exercícios respiratórios para a mulher fazer a respiração correta e ter força na hora da fase de expulsão. Durante o parto oriento a gestante para colocar tudo o que foi treinado em prática, sem que a canse psicologicamente, consequentemente evoluindo o parto com melhor qualidade, após o nascimento e autorização médica coloco a criança contato pele a pele com a mãe, independente da via de parto. Por fim, converso com a mãe, para ver como ela está, para começarmos orientação da amamentação, envolvendo posições adequadas para ambos, à pega correta da mama, evitando haver lesões. De forma alguma realizo procedimento invasivo.

4 Comments

  1. Gostaria de parabenizar os autores por trazer a importância do papel da doula nesse momento que é o preparo e acompanhamento no parto. Aqui em nossa região vocês tem observado o aumento de aceitação desse profissional como a procura de capacitações para o exercício dessa atividade?

    1. Obrigada Mariana pelo reconhecimento e a participação. Sim, temos observado um aumento significativo da aceitação das doulas, claro que ainda existem algumas barreiras, que só serão quebradas com a oferta de informações. Quanto a procura de capacitação para atuar ainda é pouca, mas comparado a alguns anos já se nota um avanço.

    2. Obrigada Mariana pelo reconhecimento e a participação. Sim, temos observado um aumento significativo da aceitação das doulas, claro que ainda existem algumas barreiras, que só serão quebradas com a oferta de informações. Quanto a procura de capacitação para atuar ainda é pouca, mas comparado a alguns anos já se nota um avanço.

  2. Obrigada Mariana pelo reconhecimento e a participação. Sim, temos observado um aumento significativo da aceitação das doulas, claro que ainda existem algumas barreiras, que só serão quebradas com a oferta de informações. Quanto a procura de capacitação para atuar ainda é pouca, mas comparado a alguns anos já se nota um avanço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.