MATERIAIS EDUCATIVOS EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS : POR QUE E PARA QUE?. RELATO DE EXPERIÊNCIA

A participação de estudantes em projetos de extensão favorece o desenvolvimento de competências relevantes para a formação e para a futura atuação profissional. Nos possibilita o desenvolvimento da crítica, da reflexão e a criação de algo novo para dar respostas positivas às demandas e realidades da população alvo. Dessa forma, contribui para formação integral, humanizada e contextualizada do estudante. Neste contexto, a utilização de materiais educativos em projetos de extensão é relevante para a interação com o público alvo e alcance do objetivo de compartilhar ensinamentos Este relato de experiência objetiva descrever o processo de elaboração de materiais educativos utilizados em ações extensionistas para alunos de centros de educação infantis na cidade de Londrina. Salienta-se que o processo de construção dos materiais educativos possibilita trocas, interações, fortalecimento da comunicação e tomada de decisões entre todos os envolvidos. Inicialmente são definidos os objetivos de cada ação. Em seguida, são definidos os materiais que serão confeccionados, estratégias de comunicação e interação com o público alvo de cada ação. Foi confeccionado fantoches, painéis educativos, fantasias e artesanatos com o uso de EVA. Uma sequência lógica é estabelecida para o desenvolvimento das ações, na qual se considera o tempo necessário para a confecção dos materiais, planejamento de execução e resolução de intercorrências. Assim, a organização, criatividade e responsabilidade são pilares para o desenvolvimento dos materiais educativos.

3 Comments

  1. [MODERADOR] Parabenizo o grupo pelo lindo trabalho desenvolvido. O uso desses materiais são muito importantes para promover a interação com o público alvo, e também para o aprendizado do próprio aluno. Beatriz, poderia compartilhar conosco sua experiência de aprendizagem nesta atividade?

    1. Agradeço em nome do grupo. Minha experiência foi enriquecedora. Esse projeto me proporcionou vários aprendizados como gestão e pensamento crítico para organizar e planejar as ações; prática manual com artesanatos; manejo da criança, visto que, o público infantil necessita de uma didática diferenciada; e experiência fora da universidade, podendo interagir e contribuir com a demanda da sociedade. Além disso, o projeto contribuiu para evolução da minha oratória e desenvoltura ao falar em público.
      É importante ressaltar que é muito gratificante o retorno que recebemos das crianças e das diretoras dos Centros Infantis. Como futuros profissionais da área da saúde, compartilhar educação em saúde para os escolares é o principal objetivo do nosso projeto.

      1. [MODERADOR]Beatriz, quantos aprendizados! Muito enriquecedora essa prática. Obrigada por compartilhar conosco, sem dúvidas a Educação em Saúde é fundamental para levar informação e conhecimento à população sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva.

Comments are closed.