PROJETO INTEGRADOR NO CURSO DE BIOMEDICINA EAD – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EM UMA ESF

O projeto Integrador no curso de Biomedina EaD é desenvolvido através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. Embora seja uma disciplina instituída na matriz do curso, o projeto trabalha de forma interdisciplinar, estimulando os estudantes a articulares conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas durante o curso. O presente projeto foi desenvolvido no 2º termo do curso de Biomedicina EaD, ou seja, ainda na fase inicial do curso. Por isso o projeto também preza para que estudantes possam ter ações presenciais no sentido de se conhecerem pessoalmente enquanto colegas de curso e também conhecerem realidades diversas de serviços da área de saúde. O objetivo geral do projeto foi o de fomentar o aprendizado interdisciplinar e aproximar estudantes do curso de Biomedicina EaD à realidades de serviços de saúde, identificando fragilidades e propondo soluções. O objetivo específico do projeto em questão foi o de promover uma ação informativa e demonstrativa sobre primeiros socorros em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O grupo acredita que foi uma experiência muito favorecedora, pois pôde-se ter um primeiro contato com situações reais de serviços da área da saúde, algo essencial para um profissional da área. Além disso pode-se perceber a necessidade de se articular conhecimentos diversos adquiridos no curso, constatando-se que precisamos ir além da experiência em sala de aula para aplicar e articular nossos conhecimentos. Para a criação de um projeto que interagirem com a população ou grupo de pessoas ,foram realizadas pesquisas em livros, artigos, YouTube e e diversas páginas de interne, para termos conhecimento do assunto abordado, já que queríamos apresentar à comunidade informações corretas referentes a temática de primeiros socorros. A ação foi realizada na unidade ESF Morada do Sol, onde foi realizada uma palestra em conjunto com um médico e um cabo do corpo de bombeiros, que deram mais explicações da sua vivência e do seu dia-a-dia, eles aplicavam manobras ,enquanto os estudantes apresentavam a palestra de primeiros socorros. A ação contou com cerca de 35 pessoas e durou aproximadamente uma hora.

5 Comments

  1. Parabenizo o grupo pelo projeto incrível. Estratégias assim são muito importantes para ampliar o conhecimento dos alunos, articulando a teórica com a prática. Quais as principais dificuldades encontradas em um projeto integrador no curso EAD?

    1. Olá Bianca, como vai? Obrigado pela participação.
      Bianca eu acredito primeiramente que o local da ação é uma dificuldade maior quando comparada ao presencial, pois algumas vezes os estudantes são de cidades muito distintas o que dificulta a escolha de um local para o qual todos possam se deslocar. Outra dificuldade é em relação ao tempo. Como as disciplinas no EaD tem a duração de apenas um bimestre, é necessário que a proposta do projeto seja mais enxuta para que seja exequível. São barreiras possíveis de serem transpostas, mas ainda assim, barreiras.

      1. [MODERADOR]Olá Prof. Diego, muito importante sua colocação. A educação a distância, por si só, já é uma barreira inicial do desconhecimento, da falta de familiaridade e da ausência do olho no olho (tão valorizado no educar na área da saúde).. imagina para o desenvolvimento de projetos integradores nesse cenário. Você, como professor, sente os alunos empolgados, engajados com atividades que usam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos?

  2. Olá Bianca. Essa é sempre uma pergunta recorrente e eu a respondo com muita sinceridade :Sim e Não! Há muitos estudantes que se engajam no desenvolvimento da ABP, realizam observações da realidade, desenvolvem ações e produtos relevantes. Há outros no entanto que apenas desenvolvem o projeto para cumprir uma formalidade e obrigação do curso. Meu trabalho enquanto mediador é de intervir e orientá-los no desenvolvimento de um bom trabalho. Eu diria com minha prática na ABP que há mais alunos engajados mas há também aqueles que não se interessam.

    1. [MODERADOR] Olá Prof. Diego. Acredito que sua fala se encaixa, na verdade, em todos os métodos/ atividades/ metodologias da educação. Sem dúvidas esse também é um dos desafios do professor, trabalhar e desenvolver habilidades em pessoas tão heterogêneas e na maior parte das vezes com interesses e facilidades de aprendizado tão distintos. Parabéns novamente pelo excelente trabalho realizado.

Comments are closed.