Como protagonista, Unoeste é representada em evento nacional

Quebrar o paradigma de que os solos arenosos não são aptos para a produção de grãos e, pelo contrário, mostrar que a exploração destes solos é uma realidade que cresce a cada dia. Com este objetivo, a 5ª edição da Reunião Paranaense de Ciência de Solo (RPCS) foi realizada na cidade de Maringá (PR) juntamente com o 2º Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA), entre os dias 23 e 25 de maio. A Unoeste, idealizadora da primeira edição do simpósio, não poderia ficar de fora e foi bem representada por 20 alunos da graduação em Agronomia, seis da pós-graduação na área, além de dois professores.

Um deles, o Dr. Edemar Moro, que fez parte da comissão organizadora, do comitê científico e foi responsável pela moderação na mesa redonda Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com sistema de produção sustentável de grãos e carne no Arenito Caiuá. “O evento foi pensado para difundir as informações já consolidadas pela pesquisa, para melhorar o uso dos solos arenosos e mostrar o que precisa ser elucidado”, conta.

O docente explica que a participação da Unoeste nesses eventos, oportuniza a vivência da ciência, o que instiga todos os envolvidos. “Nos acadêmicos da graduação, desperta o desejo de serem pesquisadores; aos alunos da pós, incentiva o desenvolvimento de grandes projetos de pesquisa capazes de viabilizar a produção sustentável; e para nós professores, a certeza de que estamos no caminho certo e de que não é um sonho, o projeto de produzir grãos de forma sustentável”, detalha Moro.
Os participantes da Unoeste apresentaram mais de 15 trabalhos científicos de alta relevância durante o evento, grande parte dos alunos que viajou já intensifica suas pesquisas com os grupos de Estudos do Algodão (GEA), de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro) e em Manejo Sustentável de Solos Arenosos (Gmasa). No encerramento do evento, a maior universidade do oeste paulista recebeu uma menção honrosa sendo citada como organizadora do evento.

O que deixou a estudante do 4º termo do curso de Agronomia, Aline Saraiva Viudes, mais orgulhosa e motivada: “adorei ter participado, aqui na universidade temos aulas práticas e em um evento como este pude aliar o que vejo em sala com a prática, enriquecendo a minha visão”. A acadêmica ressalta o aprendizado e já se planeja para participar na próxima edição. “Assisti praticamente todas as palestras este ano, no próximo estarei em Campo Grande [onde esta prevista para ser realizada a edição]. Por meio de demonstrações de resultados em solos arenosos vimos o que podemos fazer na nossa região”, destaca Aline.

Gosta da área de Agronomia? – Então não perca tempo. O curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2017.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste.

Deixe uma resposta