10 Dicas para os melhores posts nas redes sociais

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Melhores posts redes sociais - Celular com os ícones das redes sociais curtir, comentar e adicionar

Hoje em dia são mais de 134 milhões de pessoas que estão na internet no Brasil. Além disso, existe uma quantidade enorme de informações e de mensagens no mundo digital. Mas você sabe como conquistar likes e seguidores? Veja abaixo, algumas dicas que podem dar um up no seu perfil com os melhores posts nas redes sociais!

1 – Visual atrativo

Se você quer chamar a atenção com os seus posts nas redes sociais esse é o primeiro ponto a ser considerado. Aliás, visuais mal feitos e pouco atrativos incentivam a barra de rolagem passar mais rápido.

2 – Público

Tem alguma ideia de quem curte ou compartilha as suas publicações? Afinal, esses são alguns pontos para identificar a sua audiência e o perfil de quem te segue nas suas redes. Em outras palavras, você precisa saber do que o seu público gosta para despertar o interesse dele.

3 – Tenha objetivos

Imagine uma corrida sem uma linha de chegada. Do mesmo modo que você não saberá quem ganhou, até mesmo o corredor não enxergará onde chegar, concorda? Antes de mais nada, saber o seu objetivo é fundamental quando for postar nas redes sociais.

4 – Memes e fatos do cotidiano

Em primeiro lugar, você precisa entender que um meme está na internet por meio de vídeos, gifs e imagens. Em segundo, saber que ele é um conceito humorado que acaba tendo um grande número de compartilhamento. Sendo assim, é uma ótima sacada para os seus posts! Por outro lado, postar momentos do dia a dia também podem chamar a atenção para as suas redes sociais.

5 – Onde postar

Você sabia que o Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo? Portanto, é uma ótima opção para fazer os melhores posts nessa rede social. É claro que existem outras redes sociais que estão na cabeça da galera e, por isso, é importante saber o que se destaca em cada uma. Enquanto no Facebook o texto tem um papel maior, no Instagram a imagem é a estrela. Já no TikTok a atenção é para os vídeos humorados e curiosos.

6 – Atenção para as fotos

No momento em que você publica algo nas redes sociais qualquer pessoa pode ver. Ah! Mas, eu posso ocultar ou deixar restrito. Até pode ser que funcione, mas o indicado é que as fotos pessoais sejam sempre bem pensadas.  

7 – Frequência

Primeiramente, é importante saber que cada rede social possui uma frequência de postagem. Em contraste com isso, é necessário ter uma presença regular no feed do seu público-alvo. Só para ilustrar: no Instagram uma publicação por dia está ótimo ou até no máximo três. Já no Facebook são dois post diários, enquanto no TikTok é um post por dia, ou a cada dois dias.

8 – Criatividade no conteúdo

Ao mesmo tempo em que um seguidor seu gosta de vídeo, outro pode preferir uma foto e até mesmo um textinho engraçado. Desse modo, a ideia é que você publique conteúdos variados que vão de vídeos, enquetes, memes ou dicas.

9 – Interação

Uma vez que você posta um conteúdo interativo nas redes sociais, consequentemente, pode aumentar o engajamento. Aliás, esse relacionamento com o internauta é muito bom e mostra que ele gostou do seu post. Nesse sentido, é legal convidar o seguidor a interagir, seja por um like, enquetes ou comentários.

10 – Monitoramento

Depois que publicou as suas postagens você precisa saber quais os resultados conquistou. Mas será que aquela enquete deu repercussão ou aquele post teve engajamento? Tudo isso pode ser avaliado e mensurado por meio de algumas ferramentas específicas. Esse post do Rock Content lista algumas delas que, inclusive, são gratuitas.

Tendências nas redes sociais

Logo depois de saber algumas dicas para os seus posts é relevante saber o que está em alta nas redes sociais. Atualmente, as maiores audiências se concentram no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter. Ah! Para a parte mais profissional temos o Linkedin que é muito utilizado. Outra rede que vem crescendo muito e caiu no gosto dos internautas é o Tik Tok. Enfim, a preferência por uma rede social muda com o tempo e com os novos comportamentos. Já ouviu falar do Orkut? Então, ele é um ótimo exemplo de uma rede que foi amada, passou a ser rejeitada e depois completamente abandonada.

O que não fazer nas redes sociais

Agora que já recebeu dicas interessantes que tal saber o que não fazer nas redes sociais. Se liga nesse infográfico especial que preparamos para você!

Dicas para posts nas redes sociais com infográfico sobre o que não fazer

Você pode se tornar expert nesse universo das redes sociais por meio de uma graduação. Opções interessantes são os cursos de Publicidade e Propaganda ou Marketing Digital. Clique aqui para saber como é estudar em uma Escola de Comunicação.

Colaboração: Professora da Escola de Comunicação da Unoeste Priscila Guidini de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *