Realizar a Segunda Edição do Workshop Discente de Pesquisa Científica, cuja finalidade será ofertar oficinas temáticas pertinentes à produção científica e alinhadas às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, além de trazer palestras que colaborem com a saúde mental dos indivíduos envolvidos no processo de pesquisa e produção científica. As oficinas serão ministradas por convidados ou discentes do doutorado da própria instituição. As palestras serão desenvolvidas por professores convidados e/ou discentes. O objetivo é garantir aos estudantes de graduação e pós-graduação acesso a informações atualizadas através de encontros formativos e palestras, sob a óptica técnica, metodológica e da saúde mental, elementos fundamentais que garantem a produção científica.
Serão realizadas quatro oficinas e uma palestra durante o segundo semestre de 2023, com duração de 2 horas cada. Para ministrar as oficinas serão convidados profissionais especialistas e discentes de pós-graduação, que conduzirão as apresentações. As datas agendadas para as oficinas bem como os temas previstos são:
Palestra de Abertura – 07/08 às 19:00 – Estratégias para promoção de saúde mental de estudantes de graduação/pós-graduação. Palestrante: Profa. Ms. Margarida Frade dos Santos, doutoranda em Educação, especialidade em Educação para a Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
Resumo de currículo:
Psychomotor Therapist
Bachelor and Master in Psychomotor Rehabilitation
PhD Student in Education – Specialty in Health Education
Researcher at Faculty of Human Kinetics – PROMEHS Project
Interest in topics regarding Mental Health, Social and Emotional Skills and Resilience. Currently working as a researcher fellow on the RePeME Project (https://www.repeme.info/). Researcher of the PROMEHS Project – “Promoting Mental Health at Schools” (promehs.org). PhD Student in Education at the University of Lisbon – Faculty of Human Kinetics.
Oficina 1 – 21/08 às 19:00 – Elaboração de Pré-projetos e Projetos de Pesquisa. Palestrante: Maali Brito Lopes, Psicóloga e Professora da Unime/Lauro de Freitas, Doutoranda da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Psicóloga, mestra e doutoranda no Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na linha de de Individuo, Trabalho e Processos Micro organizacionais. Membro do Laboratório de Psicologia Positiva (LAPP) e do grupo de pesquisa Carreira+, ambos do IPS/UFBA. Professora universitária da Unime (Lauro de Freitas) nas disciplinas de Medidas e Avaliação em Psicologia I, II e III e Orientação Profissional. Experiência nas áreas de avaliação psicológica, consultoria de gestão de pessoas e orientação profissional e de carreira. Tem se dedicado a estudos nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Positiva.
http://lattes.cnpq.br/3871297641964940
Oficina 2 – 04/09 às 19:00 – Como efetuar uma Revisão de Literatura de 30 a 45 dias: O que são revisões de literatura. Tipos de revisão: revisão integrativa, revisão sistemática, revisão de escopo, empty review, umbrela review. Detalhamento da revisão integrativa e de escopo. Palestrante: Andressa Pereira de Souza, Doutoranda do PPGE da UNOESTE.
Resumo Lattes:
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela (UNOESTE) – Universidade do Oeste Paulista (2020) com financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Psicologia pela UNOESTE (2019). Cursando uma especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS). Membro do Grupo de Pesquisa Construção dos Processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq). Membro do Grupo de Estudos (GEPSCE) – Processos de Subjetividade no Contexto Escolar (UNOESTE). Membro da SSEA – Society for the Study of Emerging Adulthood (2020). Associada a Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2023). Foi membro do Grupo de Estudos em Psicologia e Políticas Sociais (UNOESTE).
Oficina 3 – 02/10 às 19:00 – A pesquisa documental como um potente procedimento metodológico. Palestrante: João Lucas de Souza Maximiano, Doutorando do PPGE da UNOESTE.
Resumo Lattes:
Doutorando e Mestre em Educação (2022), Especialista em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (2020) e Bacharel em Administração (2018) titulado pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, campus de Presidente Prudente/SP. Durante a graduação, realizou intercambio na Universidade da Madeira em Portugal (2016). Atualmente é pesquisador vinculado aos grupos de pesquisas (CNPq) Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA), Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), e do Grupo para o Desenvolvimento Econômico e de Competitividade Regional (GDECOR). Com base nos aportes da Teoria Histórico-Cultural desenvolve ações de estudo e pesquisa, possuindo como ênfase as áreas de Administração e Educação. (Contato: j.l.maximiano@hotmail.com).
Oficina 4 – 13/11 às 19:00 – Elaboração de Pesquisas Interventivas: sessões, procedimentos e etapas. Palestrante: Débora Ananias Guimarães, Doutoranda em Psicologia pela UFSCar.
Resumo Lattes:
Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE (2018). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, com bolsa FAPESP (2021). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (bolsista CAPES). Vinculada ao Laboratório de Análise e Prevenção da Violência – LAPREV, e Especialista em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência (2022), pelo mesmo laboratório. Tem como base em sua atuação os referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, com seus estudos e pesquisas voltados a populações em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento, adaptação e aplicação de programas de intervenções psicossociais.
Palestra de Encerramento – 05/12 às 19:00. Ética e Integridade Acadêmica. Palestrante: Jefferson Mainardes.
Resumo Lattes:
Cursou Magistério – 2º Grau no Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez – Ponta Grossa. É licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo UCL – Institute of Education (2004). Realizou Estágio Sênior no Exterior (IoE/UCL) com bolsa da CAPES. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1990. É Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). De 2015 a 2020 foi Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa – CNPq. Foi co-director da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe. É editor da Revista Práxis Educativa (UEPG) e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. De 2013 a 2015 foi representante da ANPEd no GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP. Foi membro do Comitê de Assessoramento do CNPq (2017-2020) – CA-Ed. É Membro do Comitê de Assessoramento da Fundação Araucária. Atualmente, é Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da ANPEd. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e sobre Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica. É membro da Red iberoamericana de investigación en Integridad Académica Red-IA).
No responses yet