Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para a 1ª quinzena de dezembro

Primeira quinzena de dezembro será marcada por chuvas irregulares e abaixo da normalidade no Oeste Paulista.

A previsão de chuvas abaixo da normalidade em novembro para a região está se confirmando. Em muitas áreas, não foram registrados nem 50% do normal para o mês (150 mm). Na imagem abaixo, observa-se que os maiores volumes de chuva foram registrados na região Centro-Norte do país.

Esse padrão de chuvas será similar na primeira quinzena de dezembro, com maiores volumes de chuva na região Centro-Norte do Brasil e chuvas irregulares e com baixo volume na região Sul do Brasil, Oeste de São Paulo e Sul de Mato Grosso do Sul. Os modelos também indicam chuvas abaixo da normalidade no Oeste Paulista no mês de dezembro.

A entrada de frentes frias é o principal sistema atmosférico que provoca chuvas na região. As frentes frias são muito influenciadas pela Oscilação Antártica, sendo que, essa oscilação encontra-se na fase positiva (fase que desfavorece o avanço de frentes frias). A Oscilação Antártica deve permanecer na fase positiva até o fim do ano.

Espera-se volumes próximos de 30 a 40 mm de chuva até o dia 15 de dezembro. Chuvas mais regulares e volumosas, somente na 2ª quinzena do mês. Recentes atualizações indicam a entrada de frentes frias na região nas seguintes datas:
29 e 30 de novembro (Boa previsão de chuvas)
06 e 07 de dezembro (média previsão de chuvas)
13 e 14 de dezembro (média previsão de chuvas)

A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) é um dos principais sistemas atmosféricos que promovem bons volumes de chuva no período chuvoso. Em novembro já foram registrados duas ocorrências da ZCAS e no início de dezembro outro sistema deve se formar. No entanto, devido ao fenômeno La Niña, a ZCAS tem se posicionado mais sobre a região Centro-Norte do Brasil, não atuando sobre o Oeste de São Paulo.

Na previsão até 15 de dezembro é possível visualizar um grande corredor de umidade formado entre os Estados de MT, GO, MG, RJ e ES. No Estado de São Paulo, os maiores volumes de chuva são esperados nas áreas mais ao Norte (Divisa com MG).

Related Articles

Previsão para março de 2023

Já choveu na estação meteorológica da Unoeste (Campus II – Presidente Prudente-SP) 849 mm em 2023, valor que representa 54% da chuva anual.
Read more

Previsão 13/Dez: Semana com chuvas no Oeste Paulista

Sistema de baixa pressão passa a atuar sobre a região e deve promover chuvas até o próximo sábado (18/Dez)
Read more

Previsão para o fim de novembro para o Oeste Paulista

Modelos indicam chuvas na região na parte final de novembro. No entanto, o volume do mês deve ficar abaixo da normalidade.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: