Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para 2ª quinzena de novembro

Modelos indicam de 50 a 80 mm de chuva para o Oeste Paulista até o final de novembro. Primeira quinzena de dezembro também será marcada pela irregularidade de chuvas na região.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Como indicado por vários modelos, as chuvas de novembro ficarão abaixo da normalidade. A primeira quinzena de novembro foi marcada por pouca chuva no Oeste Paulista, sendo que na estação meteorológica do Campus II em Presidente Prudente foram registrados apenas 12,4 mm (o normal para o período seria volume próximo a 75 mm).

Para a segunda quinzena de novembro (até o fim de novembro) é esperado volume de chuva entre 50 a 80 mm. Esse volume será principalmente em função da chegada de uma frente fria associada a convergência da umidade sobre a região entre os dias 18 e 19 de novembro. A chega dessa frente fria será acompanhada por tempestades, ventos fortes, queda de árvores e granizos em algumas localidades. Outro sistema frontal deve chegar no Oeste Paulista entre os dias 24 e 25 novembro promovendo mais chuvas pela região.

A irregularidade de chuvas observada em novembro deve continuar na primeira quinzena de dezembro. Esse período de estiagem ocorre em principalmente em função do fenômeno La Niña, que encontra-se ativo no Oceano Pacífico e deve continuar influenciando o padrão de chuvas até janeiro/fevereiro de 2022. Em anos de ocorrência de La Niña é comum a maior pluviosidade na região Norte do Brasil e menor volume de chuvas na região Sul do Brasil. A partir da segunda quinzena de dezembro as chuvas terão maior regularidade no Oeste Paulista.

Associada ao La Niña a Oscilação Antártica (Modo Anular Sul) também têm influenciado o padrão de chuvas na região Sul/Sudeste do Brasil. Desde o início de novembro a Oscilação Antártica encontra-se na fase positiva, fase esta que desfavorece o avanço de frentes frias e consequentemente, reduz o volume de chuvas no Oeste Paulista. A tendência é que a Oscilação Antártica continue na fase positiva (com menor amplitude) pelo menos até a primeira quinzena de dezembro. Portanto, esses importantes sistemas atmosféricos devem continuar desfavorecendo a ocorrência de chuvas no Oeste Paulista. Outro sistema importante, a Oscilação Madden-Julian também encontra-se na fase que desfavorece chuvas para região e assim deve permanecer até a 1ª quinzena de dezembro.

Por fim, a previsão do Climate Change Service para o próximo trimestre (dezembro/janeiro/fevereiro) indica chuvas abaixo da normalidade para a região Sul do Brasil e regiões próximas.

Related Articles

Como ficará o tempo no Oeste Paulista nas próximas semanas?

Modelos indicam um período de estiagem e de baixa umidade relativa nas próximas semanas na região.
Read more

Previsão para o início de janeiro no Oeste Paulista

Na primeira quinzena de janeiro as chuvas devem ficar dentro da normalidade. São esperados volumes entre 100 a 150 mm na região.
Read more

Aniversário de Prudente será com chegada de frente fria

Massa de ar frio mudará o tempo na região a partir da noite de quarta-feira (13/Set). Temperaturas mínimas podem ficar próximas a 10 °C na manhã de sexta-feira (15/Set).
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: