Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Safra 2020/21 inicia com desafios climáticos

Chuvas previstas para a 2ª quinzena de outubro não se confirmaram e várias localidades do Oeste Paulista ainda não tem condições ideais de instalação das culturas da safra verão.

O mês de outubro está chegando ao fim, e o volume de chuva previsto para o Oeste Paulista não se confirmou. Em várias localidades da região, o volume acumulado do mês não atingiu nem 50% do normal histórico para o mês, que é de 150,0 mm, como pode ser visto na imagem abaixo.

A falta de chuvas regulares e volumosas, faz com que muitas áreas da região ainda não tenham condições ideais de instalação das culturas de verão, devido a baixa umidade do solo, como pode ser visualizado na imagem abaixo, que demonstra a baixa disponibilidade de água no solo para a região Oeste do Estado de São Paulo.

O baixo volume registrado no mês de outubro e a irregularidade das últimas chuvas, já são reflexos do fenômeno climático La Niña, que está com intensidade de moderada a forte para a safra 2020/21. Cabe salientar que a ocorrência do La Niña, provoca o atraso, a redução e alta irregularidade de chuvas no Oeste Paulista.

Conforme os modelos de previsão, a próxima previsão de chuva para o Oeste Paulista é somente para 10 de novembro, como pode ser visto na imagem abaixo, do modelo GFS.

Ainda, a previsão do volume de chuva para o mês de novembro não é animadora. O prognóstico do Inmet, aponta baixo volume acumulado para a região Oeste de São Paulo e para a região Sul, de maneira geral.

Prognóstico para dezembro

Related Articles

Previsão 11/Jun: Frente fria surpreende e chuva acumulada chega a 90 mm na semana

Previsão indica avanço de nova frente fria com possibilidade de chuvas no Oeste Paulista a partir do dia 20 de junho
Read more

Atualização do NOAA indica La Niña com intensidade de moderada a forte na safra de verão

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.
Read more

Chuvas de janeiro ficam pouco acima da média histórica em Prudente

Choveu em janeiro 319,0 mm, valor 14% superior a média histórica da cidade (280,0 mm). Temperatura média foi de 25,4°C, valor 1,2°C abaixo do normal para o mês (26,6 °C).
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: