Chuvas previstas para a 2ª quinzena de outubro não se confirmaram e várias localidades do Oeste Paulista ainda não tem condições ideais de instalação das culturas da safra verão.
O mês de outubro está chegando ao fim, e o volume de chuva previsto para o Oeste Paulista não se confirmou. Em várias localidades da região, o volume acumulado do mês não atingiu nem 50% do normal histórico para o mês, que é de 150,0 mm, como pode ser visto na imagem abaixo.
A falta de chuvas regulares e volumosas, faz com que muitas áreas da região ainda não tenham condições ideais de instalação das culturas de verão, devido a baixa umidade do solo, como pode ser visualizado na imagem abaixo, que demonstra a baixa disponibilidade de água no solo para a região Oeste do Estado de São Paulo.
O baixo volume registrado no mês de outubro e a irregularidade das últimas chuvas, já são reflexos do fenômeno climático La Niña, que está com intensidade de moderada a forte para a safra 2020/21. Cabe salientar que a ocorrência do La Niña, provoca o atraso, a redução e alta irregularidade de chuvas no Oeste Paulista.
Conforme os modelos de previsão, a próxima previsão de chuva para o Oeste Paulista é somente para 10 de novembro, como pode ser visto na imagem abaixo, do modelo GFS.
Ainda, a previsão do volume de chuva para o mês de novembro não é animadora. O prognóstico do Inmet, aponta baixo volume acumulado para a região Oeste de São Paulo e para a região Sul, de maneira geral.
Prognóstico para dezembro