Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 11/Jun: Frente fria surpreende e chuva acumulada chega a 90 mm na semana

Previsão indica avanço de nova frente fria com possibilidade de chuvas no Oeste Paulista a partir do dia 20 de junho

O avanço de duas frentes frias nos últimos dias promoveu bons volumes de chuvas nos últimos dias. O total acumulado da semana na estação meteorológica do Campus II da Unoeste foi de 90 mm, sendo 70 mm somente na última quinta-feira. Dessa maneira, nesse primeiro decêndio de junho já choveu 47% a mais do normal para o mês de junho, que é de 60 mm. Esse bom volume de chuva, mesmo que tarde, traz alívio para os produtores e os solos passam a ter boa disponibilidade de água para as próximas semanas.

Os modelos de previsão não indicam chuvas na região nos próximos 07 dias. No entanto, a partir do dia 20 de junho, com entrada de nova frente fria, bons volumes de chuva podem ocorrer no Oeste Paulista, tanto é, que modelo americano GFS indica anomalia positiva de chuvas nos próximos 30 dias.

Cabe salientar que por ser uma previsão de médio alcance, pode haver algumas mudanças nos próximos dias, até porque, a Oscilação Antártica retornou a fase positiva, fase essa, que desfavorece o avanço de frentes frias para a região Sudeste e pode influenciar no avanço das próximas frentes frias (ficando mais ao Sul do Brasil).

Em relação a temperatura, massa polar passará a atuar na região, sendo que as temperaturas máximas ficarão próximas a 25°C e as mínimas próximas a 11°C, não havendo risco de geadas para a região.

Related Articles

Previsão para o início de janeiro no Oeste Paulista

Na primeira quinzena de janeiro as chuvas devem ficar dentro da normalidade. São esperados volumes entre 100 a 150 mm na região.
Read more

Previsão 05/11 – Chuvas de novembro devem ficar abaixo da normalidade

Modelos indicam chuvas irregulares e com baixo volume para o Oeste Paulista nas próximas semanas.
Read more

Análise climática de 2022

Confira a análise climática do ano de 2022 no Oeste Paulista
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: