Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão: Maio de 2021

Estiagem continua nas próximas duas semanas no Oeste Paulista e chuvas de maio também ficarão abaixo da média histórica.

As últimas semanas não tem sido nada fácil para os produtores do Oeste Paulista, a ausência de chuvas e a ocorrência de chuvas irregulares já está comprometendo o desenvolvimento das lavouras instaladas em março e abril. Em algumas áreas, o período de estiagem já se aproxima de 50 dias, sendo que, em abril, não choveu nem 10% do normal para o mês, como é possível de observar na imagem abaixo, que retrata a chuva acumulada no Brasil nos últimos 30 dias.

As previsões de chuva para o Oeste Paulista para os próximos dias e semanas não são nada animadoras. Para as próximas duas semanas, praticamente não há previsão de chuva para a região, e vários modelos já indicam que o mês de maio também será com volume de chuvas abaixo da média histórica, que normalmente fica próxima a 90,0 mm.

Na previsão estendida para 30 dias, o volume esperado para a região varia entre 15 a 25,0 mm, no entanto, cabe salientar que essas previsões mais longas não estão se confirmando. De qualquer maneira, nos próximos 46 dias, haverá uma anomalia negativa de chuvas na região, ou seja, poucas chuvas na região, persistindo o período de estiagem.

Vários são os fatores climáticos que contribuem para esse período de seca. Diferentes sistemas atmosféricos dificultam o avanço de frentes frias na região, que é o principal sistema atmosférico causador de chuvas nesse período. Exemplos de sistemas que provocam esse período de estiagem: (i) reflexo do fenômento La niña que atingiu sua maior intensidade no último verão; (ii) O dipolo do atlântico subtropical (diferença entre a temperatura da superfície do mar na costa nordeste e sul do Brasil); (iii) fase positiva da oscilação antártica.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Frente fria promoverá chuvas na região até domingo

Avanço de frente fria promoverá chuvas na região até o próximo domingo (13 ). Volume previsto varia de 40 a 60 mm. Inmet emitiu alerta de perigo de tempestades no Oeste Paulista.
Read more

Previsão para a 1ª quinzena de maio no Oeste Paulista

No mês de abril foram registradas chuvas acima da normalidade na região, choveu 183,6 mm na estação da Unoeste em Presidente Prudente-SP, esse volume representa 120% a mais da normalidade (83 mm).
Read more

Como ficará o tempo no Oeste Paulista na primeira quinzena de fevereiro?

A primeira quinzena de fevereiro será marcada por dois momentos: período com chuvas até 08 de fevereiro e poucas chuvas entre 09 a 15 de fevereiro.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: