Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 28/Mai: Previsão para o Oeste Paulista não se confirma e cenário futuro é preocupante

Novas atualizações a longo prazo indicam chuvas abaixo da média até o mês de setembro no Oeste Paulista.

A previsão de bons volumes de chuva para o fim de maio para o Oeste Paulista não se confirmou. Semana passada, as chuvas variaram de 5 a 15 mm (14,0 mm na estação do Campus II, em Presidente Prudente). E ao longo da semana, a frente fria prevista para o próximo fim de semana foi perdendo força, sendo que, as chuvas ficarão mais localizadas no Estado do PR, tendo possibilidade de chuva apenas nas cidades próximas a divisa com o Paraná.
Na previsão de hoje (28/Mai), modelos indicam possibilidade de chuva apenas a partir da 2ª quinzena de junho.

Baixos volumes de chuvas do último fim de semana não alterou a disponibilidade de água no solo no Oeste Paulista, que continua muito baixa.

Dessa maneira, praticamente não há previsão de chuvas para o Oeste Paulista nos próximos 15 dias, e o cenário futuro é preocupante. Novas atualizações indicam chuvas abaixo da média entre junho a agosto. Naturalmente, esses são os três meses mais secos do ano, no entanto, com a previsão de anomalia negativa de chuva, há o risco de um grande período de estiagem no inverno de 2021.

Previsão para os próximos 14 dias no Oeste Paulista é menor do que 5,0 mm
Anomalia negativa de chuvas no Oeste Paulista nos próximos 35 dias, ou seja, chuvas abaixo da média para o período
Anomalia negativa de chuva nas regiões em laranja, ou seja, chuvas abaixo da média entre junho a agosto no Oeste Paulista. (NOAA, EUA).

Related Articles

Prognóstico climático do Inverno de 2022 para o Oeste Paulista

Inverno de 2022 ainda será influenciado pela fenômeno La Niña e os modelos indicam temperatura pouco acima da média e chuvas pouco abaixo da normalidade na região.
Read more

Nova onda de frio chegará no Oeste Paulista a partir de domingo

A imagem representa a anomalia de temperatura de 12 a 19 de junho. A cor azul indica temperatura abaixo da normalidade para o período.
Read more

Prognóstico para o verão de 2023/24

Primavera foi marcada pela ocorrência de diversas ondas de calor. E o quê esperar para o verão? Confira o prognóstico climático
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: