Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Como fica o tempo no Oeste Paulista no início de setembro?

Frentes frias devem deixar temperatura pouco abaixo da normalidade nos primeiros dias de setembro com possibilidade de chuva entre 06 e 07 de agosto.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste


Mês de agosto está encerrando com chuvas acima da normalidade no Oeste Paulista. Choveu em agosto de 2022 149,6 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste, em Presidente Prudente-SP, sendo que o normal para o período é de 42 mm. Essas chuvas ocorrem em função Oscilação Antártica, que passou alguns dias na fase negativa e acabou promovendo o avanço de frentes frias para a região.

Para o início de setembro, a tendência é de que a Oscilação Antártica se mantenha na fase positiva. Essa condição desfavorece o avanço de frentes frias para a região, e quando elas avançam, chegam com chuvas irregulares.

SAM index outlook chart with daily values

Nos próximos dias há previsão de entrada de duas frentes frias na região. A primeira, a partir de 29 de agosto causará queda das temperaturas, que devem ficar próximas a 12 °C na terça-feira (30 de agosto). Essa frente não promoverá chuvas na região.

A outra frente fria está prevista para chegar a partir de domingo (04/Setembro), e essa sim, pode promover um pouco de chuva no Oeste Paulista entre os dias 06 e 07 de setembro. As temperaturas não devem cair muito com essa frente fria e devem ficar próximas a 15 °C

Em função da entrada dessas frentes frias, a tendência é de temperaturas pouco abaixo da normalidade nos primeiros 10 dias de setembro.

Related Articles

Previsão 11/Jun: Frente fria surpreende e chuva acumulada chega a 90 mm na semana

Previsão indica avanço de nova frente fria com possibilidade de chuvas no Oeste Paulista a partir do dia 20 de junho
Read more

Previsão do tempo até domingo de Páscoa

Frente fria promoverá chuvas na região até a próxima quinta-feira. Em sequência, massa de ar polar provocará declínio na temperatura entre sexta a domingo, onde as mínimas podem chegar a 13/14 °C.
Read more

Previsão para a 1ª quinzena de maio no Oeste Paulista

No mês de abril foram registradas chuvas acima da normalidade na região, choveu 183,6 mm na estação da Unoeste em Presidente Prudente-SP, esse volume representa 120% a mais da normalidade (83 mm).
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: