Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 16/Jul: Temperatura volta a cair e há risco de geadas fracas para o Oeste Paulista

Temperaturas ficarão próximas a 4,0°C nas manhãs de segunda e terça-feira (19 e 20 de julho) com avanço de massa polar sobre o Brasil.

Desde a última semana a maioria dos modelos de previsão já indicavam o avanço de uma forte frente fria para a 2ª quinzena de julho. No entanto, ao longo da semana, a cada atualização diária, a intensidade dessa massa polar foi se intensificando.

Na atualização dessa sexta-feira (16 de julho), a maioria dos modelos indicam temperaturas mínimas de 4,0°C para o Oeste Paulista nas manhãs de segunda e terça-feira (19 e 20 de julho). (Obs.: Modelo americano GFS indica mínima de 3,0°C no dia 19). Essa condição indica o risco de geadas fracas para o Oeste Paulista, conforme o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. No entanto, não deve ser registrada temperaturas próximas a 0,0°C, igual a frente fria do início do mês.

Áreas em azul indica área de atuação da massa polar

As chuvas ficarão concentradas no Estado do Paraná, com possibilidade de leve garoa no Oeste Paulista. A previsão a médio prazo não indica chuvas na região até o fim do mês, com retorno das chuvas apenas para o início de agosto. Cabe salientar, que historicamente, estamos entrando no período mais seco do ano. A previsão estendida para 30 dias indica volume de 20 a 30 mm de chuva para região.

Previsão de chuva acumulada nos próximos 10 dias
Chuva acumulada nos próximos 30 dias

Related Articles

Prognóstico para o verão de 2023/24

Primavera foi marcada pela ocorrência de diversas ondas de calor. E o quê esperar para o verão? Confira o prognóstico climático
Read more

Previsão 11/Jun: Frente fria surpreende e chuva acumulada chega a 90 mm na semana

Previsão indica avanço de nova frente fria com possibilidade de chuvas no Oeste Paulista a partir do dia 20 de junho
Read more

Previsão para a segunda quinzena de fevereiro

Chuvas continuam irregulares no Oeste Paulista até o fim de fevereiro. Maiores volumes estão previstos para a região Centro-Norte do Brasil.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: