Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 11/Jul: Nova frente fria prevista para 2ª quinzena de julho

Avanço de massa polar não deverá ser tão intensa quanto a registrada no início do mês.

Sistema de alta pressão que está impedindo o avanço de novas frentes e mantendo as baixas temperaturas na região perderá força e novas massas de ar polar podem atingir o Oeste Paulista a partir da segunda quinzena de julho. Nos próximos dias haverá um aumento gradual das temperaturas, onde as máximas ficarão próximas a 30°C e as mínimas próximas a 16°C.

Próxima frente fria está prevista para chegar no Oeste Paulista no próximo fim de semana. As últimas atualizações dos modelos GFS e ECMWF indicam que massa polar não deve ser tão intensa quanto a registrada no início do mês. De acordo com o modelo ECMWF, a temperatura mínima pode ficar próximo a 10°C na manhã de 19 de julho.

Áreas em azul indicam a área de atuação da massa polar

O avanço desse sistema frontal promoverá a ocorrência de chuvas, que devem ficar mais localizadas na região Sul do Brasil, com possibilidade de chuvas no Norte do PR e também no Oeste Paulista. No entanto, maiores volumes devem ficam concentrados no Estado do Paraná. Volume previsto para o Oeste Paulista é próximo a 15 mm.

Previsão do modelo americano GFS – Chuva acumulada nos próximos 10 dias

Previsões a médio prazo indicam mais umidade na região no fim de julho e início de agosto, com anomalia de chuva ligeiramente positiva para os próximos 30 dias, ou seja, chuvas pouco acima da média normal para o período. Quanto a frentes frias, meteorologistas do ClimaTempo indicam possibilidade de intensas massas de ar polar (igual a do início do mês) para o mês de agosto.

Anomalia de chuva nos próximos 30 dias (áreas em verde indicam chuvas acima da normalidade)

Related Articles

Previsão para a primeira quinzena de junho de 2023 no Oeste Paulista

Junho e julho são os meses mais frios do ano e com ocorrência de ondas de frio mais intensas. Confira a previsão para a primeira quinzena de junho no oeste paulista!
Read more

Previsão para 2ª quinzena de Maio no Oeste Paulista

Padrão de tempo seco observado na primeira quinzena de maio deve se manter até o fim do mês no Oeste Paulista.
Read more

Previsão para a 1ª quinzena de maio no Oeste Paulista

No mês de abril foram registradas chuvas acima da normalidade na região, choveu 183,6 mm na estação da Unoeste em Presidente Prudente-SP, esse volume representa 120% a mais da normalidade (83 mm).
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: