Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 01/Ago: Previsão para Agosto de 2021

Primeira quinzena de agosto será marcada por tempo seco e aumento gradual das temperaturas.

Julho de 2021 foi um mês atípico em relação as baixas temperaturas. A temperatura média foi de 18,7°C, sendo 2,2°C menor do que o normal para o mês (20,9°C). Já a média das temperaturas mínimas foi 3,6°C menor, sendo registrado 11,7°C em julho de 2021, quando comparado com 15,3°C da média histórica. Em relação a chuva, praticamente não choveu, foram registrados apenas 3,6 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste, em Presidente Prudente.

Historicamente agosto é o mês mais seco da região, com precipitação média próxima a 40,0 mm. A temperatura média é de 22,4°C, e mínima e máxima de 16,2 e 28,6°C, respectivamente.

Para agosto de 2021, a maioria dos modelos indicam condição de normalidade, ou seja, pouca chuva para o período. A previsão do modelo americano (GFS) não indica ocorrência de chuvas na região na primeira quinzena de agosto, com possibilidade de chuvas a partir do dia 20, sendo que, até o final do mês é esperado volume próximo a 20/30 mm.

Em relação a ocorrência de geadas, nas atualizações recentes, os modelos americanos e europeu não indicam a entrada de nenhuma massa polar de forte intensidade, como as observadas em julho. No entanto, salienta-se, que a previsão de incursão da forte frente fria se dá apenas com 10 a 14 dias de antecedência.

As previsões podem ir alterando ao longo da semana em função de alguns padrões atmosféricos. Um dos importantes sistemas desse período de inverno, a Oscilação Antártica, está na fase positiva, padrão este que desfavorece o avanço de frentes frias para a região. E a tendência é de um ligeiro viés negativo próximo ao dia 10 de agosto, e depois, com padrão de fase positiva com baixa amplitude até o fim do mês. E em relação ao La Niña, as atuais condições indicam 62% de probabilidade de sua ocorrência no início da safra (a partir de outubro).

Related Articles

Novembro deve iniciar com frio incomum no Oeste Paulista

Modelos indicam chuvas no fim de outubro e frio no início de novembro no Oeste Paulista.
Read more

Fim do verão será marcado por mais uma onda de calor

Verão de 2024 foi um dos mais quentes da história e não deve deixar saudades.
Read more

Previsão 21/Ago: Modelos indicam retorno das chuvas no Oeste Paulista

Avanço de frente fria entre os dias 27 e 28 de agosto promoverá ocorrência de chuvas no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: