Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 31/08: Sem previsão de chuva até 10 de setembro no Oeste Paulista

Modelos não indicam ocorrência de chuvas até 10 de setembro no Oeste Paulista. Temperaturas aumentarão diariamente, ficando próximas a 38°C entre 05 a 08 de setembro.

O último fim de semana foi marcado pela presença de uma frente fria no Oeste Paulista, que provocou chuvas com volume variando de 25 a 50 mm. Essa frente, também trouxe alívio na onda de calor, baixa umidade e nas queimadas.

E após o retorno das chuvas após quase 80 dias de estiagem, os modelos indicam chuvas no Oeste Paulista só a partir de 10 de setembro, com a entrada de outra frente fria. O modelo europeu ECMWF (o que mais tem acertado para o Oeste Paulista), não indica chuvas até 10 de setembro, com baixa possibilidade entre 11 e 12 de setembro. O modelo americano GFS também indica chuvas entre 11 e 12 de setembro.

Previsão de chuva acumulada até 15 de setembro (Modelo GFS)

Os volumes previstos para as primeiras chuvas de setembro são baixos (menor do que 20,0 mm). Chuvas mais volumosas e regulares estão previstas apenas para o final de setembro. É importante salientar que as atuais condições da Oscilação Antártica e Oscilação Madden-Julian não estão favoráveis para ocorrência de chuvas na região, sendo possível ao longo dos dias, a redução da previsão. O reflexo dessas condições, é a previsão de anomalia negativa de chuvas, ou seja, chuva abaixo da média nos próximos 30 dias.

Anomalia de chuvas nos próximos 30 dias (Modelo GFS)

E com o tempo seco, as temperaturas voltarão a subir no Oeste Paulista. Os próximos dias serão de temperaturas acima da média histórica, com máximas podendo chegar a 38 °C entre 05 a 08 de setembro. As temperaturas voltarão a cair próximo a 09 de setembro, com a entrada de outra frente fria.

Anomalia de temperatura. Previsão indica temperatura acima da média para os próximos 10 dias.

Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Related Articles

Prognóstico climático do verão 2022/23 no Oeste Paulista

Chuvas da primavera ficaram pouco acima da normalidade, no entanto, ocorreram de maneira irregular. A temperatura média da primavera ficou 2,4 °C abaixo da normalidade. E o que esperar o verão de 2022/23? Confira o prognóstico para o Oeste Paulista.
Read more

Previsão 13/Dez: Semana com chuvas no Oeste Paulista

Sistema de baixa pressão passa a atuar sobre a região e deve promover chuvas até o próximo sábado (18/Dez)
Read more

Prognóstico climático do Inverno de 2022 para o Oeste Paulista

Inverno de 2022 ainda será influenciado pela fenômeno La Niña e os modelos indicam temperatura pouco acima da média e chuvas pouco abaixo da normalidade na região.
Read more

One thought on “Previsão 31/08: Sem previsão de chuva até 10 de setembro no Oeste Paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: