Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

27/Set: Outubro inicia com previsão de chuvas no Oeste Paulista

Outubro deve iniciar com chuvas na região. São esperados volumes entre 20 a 50 mm nos próximos 10 dias.

A média histórica de chuvas no Oeste Paulista é de 150,0 mm e de acordo com vários centros de previsão, as chuvas de outubro devem ficar dentro da normalidade. Para os próximos dias os modelos estão divergindo um pouco sobre o volume previsto, situação normal, pois o índice de acerto dos modelos diminui em estações de transição (primavera e outono).

A temperatura deve ficar próximo a normalidade em outubro, sem a ocorrência de temperaturas extremas (acima de 40,0 °C). As máximas devem ficam próximas a 36,0 °C nos períodos sem chuva.

As chuvas devem ocorrer em função da entrada de dois sistemas frontais. A primeira frente fria chega na região no próximo fim de semana (02 a 03 de outubro) e a segunda frente fria entre 08 a 09 de outubro. O volume esperado para os próximos 10 dias variam de 20,0 mm (modelo americano, GFS) e 45,0 mm (modelo europeu, ECMWF).

Na previsão estendida até 31 de outubro, os modelos indicam volumes entre 120 a 150 mm para o Oeste Paulista, como também, os principais modelos indicam anomalia de chuvas ligeiramente positiva para a região, ou seja, chuvas pouco acima da normalidade.

Historicamente, a partir da 2ª quinzena de outubro as chuvas ficam mais regulares, no entanto, algumas oscilações atmosféricas (oscilação antártica e Madden-Julian) e anomalias de temperatura do oceano atlântico estão em condições desfavoráveis de chuvas para região, o que acaba reduzindo o volume previsto e também, a ocorrência de chuvas mal distribuídas.

Por:
Alexandrius de Moraes
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Como fica o tempo no Oeste Paulista até 15 de abril?

Read more

Previsão 05/11 – Chuvas de novembro devem ficar abaixo da normalidade

Modelos indicam chuvas irregulares e com baixo volume para o Oeste Paulista nas próximas semanas.
Read more

Previsão 28/Mai: Previsão para o Oeste Paulista não se confirma e cenário futuro é preocupante

Novas atualizações a longo prazo indicam chuvas abaixo da média até o mês de setembro no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: