Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão do tempo até o fim de setembro

Padrão de circulação dos ventos impedirá ocorrência de chuvas nos próximos dias. Chuvas retornam para a região no fim de setembro.

A primeira quinzena de setembro foi marcada pela entrada de dois sistemas frontais. O primeiro sistema chegou na região no dia 09 de setembro promovendo chuvas em boa parte da região com volumes variando de 20 a 30 mm. A segunda frente fria chegou na região na última terça (14 de setembro), promovendo pancadas de chuvas irregulares pelo Oeste Paulista. A previsão indica a entrada de mais duas frentes frias no Oeste Paulista até o final de setembro. Uma entre 21 a 22 de setembro e outra entre 27 a 28 de setembro.

Em relação as chuvas, devido a um padrão de circulação dos ventos, a entrada da frente fria entre 21 a 22 de setembro não deve promover chuvas na região, onde as chuvas ficarão mais concentradas na região Sul do Brasil. Com a mudança na circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, é possível que a segunda frente fria, prevista para chegar no fim do mês traga mais chuvas para o Oeste Paulista. Em resumo, nas recentes atualizações, os modelos indicam chuva apenas no fim de setembro na região.

Os modelos indicam para os próximos 30 dias volume de chuva próximo a 70 a 80 mm para região. Com o início da primavera a Oscilação Madden-Julian passa a ter um peso importante na distribuição de chuvas no Brasil. Atualmente essa oscilação se encontra na fase 4, fase que desfavorece as chuvas na região. No entanto, o prognóstico é que essa oscilação se desloque para as fases 8 e 1 no início de outubro, fases que favorecem a ocorrência de chuvas na região. Portanto, se não houver alterações nas próximas semanas, as condições para a 1ª quinzena de outubro serão favoráveis para formação de chuvas no Oeste Paulista.

Na imagem abaixo é possível observar a circulação anticiclônica a 5,5 km de altitude que atua sobre a região Central do Brasil. Esse movimento anticiclônico impede a formação de chuvas, promovendo o aumento da temperatura e redução da umidade relativa. Esse padrão de circulação deve permanecer atuante nos próximos 7 dias. Com as desconfiguração desse movimento anticiclônico no fim de setembro, a umidade retorna para grande parte da região Centro-Sul do Brasil.

Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Semana tem previsão de chuva e frio no Oeste Paulista

Avanço de frente fria e massa de ar frio provocará mudança de tempo na região a partir da quarta-feira (17/Ago).
Read more

Previsão para 2ª quinzena de Novembro

Chuvas devem retornar à normalidade após a onda de calor
Read more

Previsão para os próximos dias no Oeste Paulista

Confira o que os principais modelos de previsão do tempo estão indicando para o Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: