Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para 2ª quinzena de novembro

Modelos indicam de 50 a 80 mm de chuva para o Oeste Paulista até o final de novembro. Primeira quinzena de dezembro também será marcada pela irregularidade de chuvas na região.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia

Como indicado por vários modelos, as chuvas de novembro ficarão abaixo da normalidade. A primeira quinzena de novembro foi marcada por pouca chuva no Oeste Paulista, sendo que na estação meteorológica do Campus II em Presidente Prudente foram registrados apenas 12,4 mm (o normal para o período seria volume próximo a 75 mm).

Para a segunda quinzena de novembro (até o fim de novembro) é esperado volume de chuva entre 50 a 80 mm. Esse volume será principalmente em função da chegada de uma frente fria associada a convergência da umidade sobre a região entre os dias 18 e 19 de novembro. A chega dessa frente fria será acompanhada por tempestades, ventos fortes, queda de árvores e granizos em algumas localidades. Outro sistema frontal deve chegar no Oeste Paulista entre os dias 24 e 25 novembro promovendo mais chuvas pela região.

A irregularidade de chuvas observada em novembro deve continuar na primeira quinzena de dezembro. Esse período de estiagem ocorre em principalmente em função do fenômeno La Niña, que encontra-se ativo no Oceano Pacífico e deve continuar influenciando o padrão de chuvas até janeiro/fevereiro de 2022. Em anos de ocorrência de La Niña é comum a maior pluviosidade na região Norte do Brasil e menor volume de chuvas na região Sul do Brasil. A partir da segunda quinzena de dezembro as chuvas terão maior regularidade no Oeste Paulista.

Associada ao La Niña a Oscilação Antártica (Modo Anular Sul) também têm influenciado o padrão de chuvas na região Sul/Sudeste do Brasil. Desde o início de novembro a Oscilação Antártica encontra-se na fase positiva, fase esta que desfavorece o avanço de frentes frias e consequentemente, reduz o volume de chuvas no Oeste Paulista. A tendência é que a Oscilação Antártica continue na fase positiva (com menor amplitude) pelo menos até a primeira quinzena de dezembro. Portanto, esses importantes sistemas atmosféricos devem continuar desfavorecendo a ocorrência de chuvas no Oeste Paulista. Outro sistema importante, a Oscilação Madden-Julian também encontra-se na fase que desfavorece chuvas para região e assim deve permanecer até a 1ª quinzena de dezembro.

Por fim, a previsão do Climate Change Service para o próximo trimestre (dezembro/janeiro/fevereiro) indica chuvas abaixo da normalidade para a região Sul do Brasil e regiões próximas.

Related Articles

Frente fria promoverá chuvas na região até domingo

Avanço de frente fria promoverá chuvas na região até o próximo domingo (13 ). Volume previsto varia de 40 a 60 mm. Inmet emitiu alerta de perigo de tempestades no Oeste Paulista.
Read more

Produtor rural é o que mais se beneficia do Unoeste | Clima

Portal completa 1 ano com mais 15 mil acessos e no grupo de mensagens instantâneas tem centenas de usuários.
Read more

Fim do verão será marcado por mais uma onda de calor

Verão de 2024 foi um dos mais quentes da história e não deve deixar saudades.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: