Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão do tempo para final de junho

Últimos dias de junho serão de tempo seco e modelos indicam a chegada de nova massa de ar polar no final do mês.

A chegada de uma frente fria na última sexta-feira (17/jun) promoveu chuvas com volume variando de 20 a 50 mm na região. Até a próxima segunda-feira, ainda pode chover no Oeste Paulista. O modelo europeu (ECMWF), por exemplo, indica volumes entre de 15 a 20 mm, já o modelo americano (GFS) indica volumes abaixo de 10 mm.

Atualmente, a região está sob influência de uma massa de ar polar, que provocou redução da temperatura, principalmente neste domingo, em que as mínimas ficaram próximas a 10 °C. A partir de segunda-feira, a temperatura volta a aumentar gradualmente, sendo que no parte final de junho as mínimas devem ficar próximas a 17/18 °C e as máximas perto dos 29/30 °C.

Não há previsão de chuvas para região nos últimos dias de junho, onde as chuvas devem ficar mais concentradas na região Sul do Brasil. Em relação a temperatura, os modelos passaram a indicar a entrada de uma nova massa de ar polar no fim do mês. Alguns modelos indicam mínimas próximas a 5 °C no Oeste Paulista. Importante ressaltar, que trata-se de uma previsão estendida, a intensidade de massa de ar frio pode aumentar ou reduzir ao longo da semana.

Related Articles

Previsão para a primeira quinzena de junho de 2023 no Oeste Paulista

Junho e julho são os meses mais frios do ano e com ocorrência de ondas de frio mais intensas. Confira a previsão para a primeira quinzena de junho no oeste paulista!
Read more

Frente fria promoverá chuvas na região até domingo

Avanço de frente fria promoverá chuvas na região até o próximo domingo (13 ). Volume previsto varia de 40 a 60 mm. Inmet emitiu alerta de perigo de tempestades no Oeste Paulista.
Read more

Prognóstico climático do verão 2022/23 no Oeste Paulista

Chuvas da primavera ficaram pouco acima da normalidade, no entanto, ocorreram de maneira irregular. A temperatura média da primavera ficou 2,4 °C abaixo da normalidade. E o que esperar o verão de 2022/23? Confira o prognóstico para o Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: