Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico para julho de 2022

Primeira quinzena do mês será marcada pelo tempo seco e temperatura acima da normalidade. Previsão é de chuvas abaixo da normalidade até 31 de julho.

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia da Unoeste

Historicamente, julho é o mês mais frio do ano, com temperatura média de 20,9 °C, mínimas de 15,3 °C e máximas de 26,4 °C. Julho é o segundo mês mais seco, onde o volume de chuva normal para o mês é de 48 mm, no entanto, é comum que o mês passe sem nenhum registro de chuvas, como já aconteceu nos anos de 2018, 2017, 2008 e outros.

Como já publicado, o prognóstico para o inverno de 2022 é de chuvas abaixo do esperado e temperatura acima da normalidade. E esse deve ser o padrão climático de julho de 2022 no Oeste Paulista.

1ª quinzena de julho

O padrão de circulação dos ventos, influenciado pela ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul), impedirá o avanço de frentes frias para região, por isso, não há previsão de chuvas na primeira quinzena de julho no Oeste Paulista. Próximo ao dia 10, uma nova massa de ar frio chegará ao Brasil, no entanto, devido ao padrão de ventos mencionado acima, não há risco de geadas na região, onde as mínimas devem ficar acima de 10 °C. Até o dia 10 de julho, as temperaturas devem se manter elevadas na região, com máximas passando de 30 °C

2ª quinzena de julho

Na segunda quinzena de julho, os modelos indicam que a temperatura deve ficar próxima a normalidade, ou seja, esse período não deve ser tão quente como o início do mês. Em relação a chuva, há possibilidade de chuvas na região em função do avanço de frentes frias, no entanto, esses sistemas irão atuar mais sobre a região Sul do Brasil, podendo não chegar no Estado de São Paulo.

Confira abaixo a precipitação acumulada no Brasil nos últimos 30 e 90 dias. A ausência de chuvas na área central do Brasil é causada pela ocorrência da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul). Esse sistema é caracterizado pela descendência dos ventos e pela circulação anticiclônica, impedindo a formação de nuvens. Esse sistema atua mais sobre o oceano atlântico, no entanto, no inverno ele se aproxima do continente e é um dos responsáveis pelo tempo seco na área central do Brasil.

Related Articles

Boletim do tempo: Unoeste Clima (08/Nov)

Massa de ar frio passa a perder força e temperaturas devem chegar a 35 °C no Oeste Paulista na quinta-feira (10/Nov).
Read more

Previsão para a 1ª quinzena de dezembro

Primeira quinzena de dezembro será marcada por chuvas irregulares e abaixo da normalidade no Oeste Paulista.
Read more

Fim de janeiro será chuvoso no Oeste Paulista

Corredor de umidade se forma sobre a região e modelos indicam volume superior a 100 mm nos próximos dias. É a melhor previsão para a região desde novembro de 2021.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: