Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para a 1ª quinzena de maio no Oeste Paulista

No mês de abril foram registradas chuvas acima da normalidade na região, choveu 183,6 mm na estação da Unoeste em Presidente Prudente-SP, esse volume representa 120% a mais da normalidade (83 mm).

As chuvas do mês de maio devem se manter dentro da normalidade. O normal para o mês no oeste paulista é de volume acumulado mensal entre 90 a 100 mm. Outra característica do mês de maio, é a chegada de ondas de frio mais intensas na região, sendo comum o registro de mínimas próximas a 10 °C. Por exemplo, maio foi o mês mais frio do ano passado (2022) na região.

E o que esperar para a 1ª quinzena de abril?

O mês de maio inicia sobre a influência de um sistema de alta pressão, que manterá o tempo aberto nos primeiros dias do mês. Não há previsão de chuvas para a região até o próximo domingo (07/Mai). As temperaturas máxima não devem ultrapassar 30 °C, e as mínimas devem ficar próximas a 18/19 °C.

Entre segunda e terça uma frente fria deve chegar na região promovendo um pouco de chuvas entre os dias 09 e 11 de maio (terça a quinta). São esperados de 30 a 40 mm na região até o dia 15 de maio, sendo que os maiores volumes se darão nas cidades próximas ao estado do PR.

Após a passagem da frente fria as temperaturas irão diminuir e devem ficar abaixo da normalidade até o dia 14 de maio com mínimas próximas a 12/13 °C entre os dias 12 e 13 de maio.

Related Articles

Previsão 11/Jul: Nova frente fria prevista para 2ª quinzena de julho

Avanço de massa polar não deverá ser tão intensa quanto a registrada no início do mês.
Read more

Nova onda de calor é prevista na região

Modelos indicam temperaturas muito acima da normalidade entre os dias 12 a 18 de novembro em grande parte do Brasil
Read more

Previsão 21/Ago: Modelos indicam retorno das chuvas no Oeste Paulista

Avanço de frente fria entre os dias 27 e 28 de agosto promoverá ocorrência de chuvas no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: