Chuvas registradas na primeira quinzena já entraram para a história. Foram registrados 201 mm, fazendo de junho de 2023 o 3° mais chuvoso desde 1961.
Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia
Na primeira quinzena de junho foram registrados 201,2 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente. Esse volume já faz de junho de 2023 o 3° mais chuvoso da história (dados desde 1961). Só no dia 13 de junho foram registrados 120 mm. No dia 16 de junho foi registrada a mínima de 9,1 °C, sendo essa, a menor temperatura do ano até o momento.
Previsão da segunda quinzena de junho
A segunda quinzena de junho inicia sob influência de uma massa de ar frio. As temperaturas continuam abaixo da normalidade até a quarta-feira (21/Jun), com mínimas abaixo de 13 °C. Até o fim do mês as máximas devem ficar abaixo de 28 °C. Não há previsão de uma nova onda de frio até o fim de junho na região.
Em relação a chuva, há previsão entre quinta (22/Jun) e sexta-feira (23/Jun) em função da passagem de uma frente fria de baixa intensidade. O volume previsto varia de 15 a 30 mm. Há previsão da chegada de outra frente fria no fim do mês, no entanto, os modelos ainda não indicam chuvas.
Siga-nos no instagram (@unoesteclima) para informações mais frequentes!