Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico climático do verão 2024/25

Primavera de 2024 encerra com chuvas dentro da normalidade no oeste paulista.

O verão de 2024 começa no próximo sábado (21 de dezembro) no hemisfério sul. Climatologicamente esse é o período mais chuvoso do oeste paulista, com precipitação acumulada próxima a 700 mm. A temperatura média do verão é de 26,5 °C.

Análise da primavera de 2024

As chuvas da primavera de 2024 ficaram dentro da normalidade. Foi registrado na estação meteorológica da Unoeste em Presidente Prudente o volume de 526 mm, sendo que o normal para o período é de 517 mm. A temperatura média da primavera de 2024 foi de 26,5 °C, sendo que o normal para a estação é 26,0 °C.

Prognóstico para o verão

Para o verão de 2024/25 os modelos estão indicando chuvas dentro da normalidade e com baixo risco de estiagens na região, diferente do verão passado, em que os modelos indicavam chuvas abaixo da normalidade e com frequente ocorrência de períodos de estiagem.

Área em branco indica chuva dentro da normalidade; área em laranja abaixo da normalidade; área em verde acima da normalidade

Em relação a temperatura, os modelos indicam que o verão será com temperaturas pouco acima da normalidade (0,5 a 1,0 °C), mas com baixo risco de ocorrência de ondas de calor e o registro de temperaturas extremas (acima de 38 °C), diferente do verão passado, onda a média ficou 1,5 °C acima da normalidade e com ocorrência de uma onda de calor por mês.

Related Articles

Previsão 31/08: Sem previsão de chuva até 10 de setembro no Oeste Paulista

Modelos não indicam ocorrência de chuvas até 10 de setembro no Oeste Paulista. Temperaturas aumentarão diariamente, ficando próximas a 38°C entre 05 a 08 de setembro.
Read more

Previsão para junho de 2022 no Oeste Paulista

Frente fria deve promover chuvas no fim de maio na região. Já em junho, o volume de chuva esperado deve ficar abaixo da normalidade. Ainda não há previsão de outra onda de frio.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de outubro no Oeste Paulista

Até o fim de outubro são esperados volumes entre 80 a 120 mm no Oeste Paulista. Para novembro, modelos indicam chuvas mais espaçadas e com menor volume do que outubro.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: