Por Milene Gimenez e Natália Feitosa
Com o objetivo de minimizar o stress nos atendimentos de felinos, o Hospital Veterinário da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Campus 2, em Presidente Prudente, promove um enriquecimento no atendimento que é dado aos gatos e ao proprietário, visando uma sala diferenciada para o bem-estar do animal.
O que antes era uma sala de apoio usada para quando havia muitos animais para serem atendidos nos ambulatórios, agora está destinada ao uso de atendimento aos gatos. A sala é comum conta com apenas uma mesa e uma prateleira, mas já é um diferencial. Para o enriquecimento ambiental, o local contará com arrecadações de toalhas, cobertores, patês, brinquedos para gatos, tocas e prateleiras. As doações ainda estão sendo recebidas, sendo possível deixar na secretária do Hospital ou com Caroline Braga pelo WhatsApp (14) 99808-4494.
Entre todos os itens, o que tem mais prioridade são as toalhas pelo fato dos felinos se sentirem mais confortáveis e mais protegidos, além de ter várias utilidades como forrar a mesa da consulta e fazer um “rolinho” com o gato, uma técnica que ajuda na manipulação, ajudando a tirar o sangue e a proteger o animal, o dono e o veterinário.
Para o novo atendimento será feita uma mudança na contenção, adquirindo o uso da toalha para diminuir a irritação. Terá como método a utilização de música clássica para diminuir o estresse dos felinos e posteriormente contará com baias de internação, caso necessário, a espera de algum procedimento.
O atendimento é gratuito, será cobrado apenas o uso de medicamentos e materiais. O fornecimento de medicamentos ocorrerá caso haja internação, caso contrário, haverá a prescrição do remédio.
Caroline Braga, 23 anos, estudante do oitavo termo do curso Medicina Veterinária, é a responsável pelo plano da nova sala de felinos, doações e treinamento da equipe para um melhor atendimento. A ideia surgiu da sua coordenadora Gláucia Prada, com a orientação do seu professor Luis Felipe Zulim.
PARTICULARIDADE
Os gatos são muito mais estressados que os cães “os gatos são diferentes tanto na fisiologia, nutrição e anatomia”, afirma Caroline, explicando o medo que o dono sente ao ter que levá-lo ao veterinário devido ao grande teor de stress. Por isso, os funcionários oferecem orientação de como levar o animal, qual a melhor forma e como diminuir o mal-estar em casa, sanando qualquer dúvida ou preocupação que o responsável venha ter.
O agendamento dos felinos é feito na parte da tarde com o objetivo de separá-los dos cães que são agendados na parte da manhã. O horário de atendimento do Hospital é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h10. Telefone: (18) 3229-2035.