Jean Ramos
Amanhã (19), às 20h, será realizada a apresentação do projeto Vira Galo da Faculdade de Publicidade e Propaganda (Facopp) da Unoeste. Neste semestre, a instituição atendida foi a Fundação Mirim. O trabalho já está em sua sétima edição e neste semestre, por conta da pandemia, será transmitido ao vivo pelo canal da TV Facopp no Youtube: youtube.com/tvfacopponline.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Mariângela Fazano, o Vira Galo visa o aprimoramento das funções básicas de ensinar e aprender, por meio de metodologias ativas que é um complemento necessário às propostas de reorganização curricular em curso.
“O projeto ajuda muito o terceiro setor e aos alunos, pois nem sempre agências atendem à demanda social e, com isso, traz um aprendizado aos estudantes. A publicidade não vive só de lucro, mas também de assistencialismo”, ressalta Mariângela.
A ex-aluna da Facopp e analista de marketing da fundação, Vivian Gabriele Maldonado Silva, que já participou do projeto em seu tempo de faculdade; espera reestruturação da marca e seu fortalecimento diante da sociedade prudentina.
“Os benefícios são vários dentre eles: o desenvolvimento profissional da identidade da marca, ações de marketing, materiais gráficos, pesquisas de mercado, ou seja, benefícios em diversos departamentos que vão desde a área comercial ao relacionamento com o público no digital”, diz Vivian.
O aluno do sétimo termo, Vítor Gardenal Teles, conta que o Vira Galo permite a experiência real de uma empresa com problemas verdadeiros, o que desafia a pensar em soluções.
“Isso significa que, muitas vezes, as soluções de comunicação que encontramos são inusitadas e específicas para aquela situação. O que nos força a pensar fora dos modelos teóricos, das ‘receitas de bolo’. E essa é uma experiência riquíssima que faz sentido para nós e para o mercado”, relata Vítor.
Em meio as dificuldades, Mariângela se diz muito orgulhosa e feliz pelo desempenho ímpar dos alunos. “Os estudantes foram extremamente resilientes e competentes na execução do projeto em meio ao distanciamento, felizmente não interferiu em quase nada, as interferências foram sanadas com estratégias remotas e os estudantes aderiram e executaram muito bem”, conta.